Território Yanomami será o primeiro a receber, via SUS, remédio inovador para a malária

O Globo - https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2024/03 - 15/03/2024
Território Yanomami será o primeiro a receber, via SUS, remédio inovador para a malária

Por João Paulo Saconi
15/03/2024 07h19

O Ministério da Saúde definiu que o território Yanomami em Roraima será a primeira região do Brasil a receber doses de Tafenoquina, remédio recém-incorporado ao SUS para a cura da malária.

Oito mil esquemas de tratamento com o medicamento estão sendo enviados pela pasta até o local, o que deve suprir as necessidades da comunidade indígena por pelo menos seis meses. O material já chegou a Roraima. A ação é uma uma tentativa de conter a crise humanitária que atinge os Yanomami desde o início do ano passado: a área em que eles vivem é endêmica para a doença transmitida pelo mosquito-prego.

No ano passado, o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami registrou 30,9 mil casos de malária. Do total, 21,6 mil eram referentes à chamada malária vivax, o tipo mais comum no país, justamente para o qual a Tafenoquina é indicada.

A principal vantagem do medicamento é que a administração é feita em dose única, de maneira mais rápida que as terapias anteriores do SUS, que duravam até oito semanas. Depois do território Yanomami, a previsão é que o tratamento, indicado para maiores de 16 anos, seja disponibilizado em todo o país, de acordo com as demandas locais.

https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2024/03/territorio-yanomami-sera-o-primeiro-a-receber-via-sus-remedio-inovador-para-a-malaria.ghtml


PIB:Roraima/Mata

Related Protected Areas:

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.