Lideranças da Terra Indígena Yanomami são recebidas pelas Diretorias da Funai e conhecem as estruturas da sede em Brasília

Funai - https://www.gov.br - 15/03/2024
As Diretorias de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, de Proteção Territorial e de Administração e Gestão da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) receberam lideranças indígenas da Terra Indígena Yanomami, em Brasília, na manhã desta sexta-feira (15). A comitiva foi recepcionada pelas diretoras do órgão indigenista Lucia Alberta Andrade, Janete Carvalho e Mislene Mendes Metchacuna, e por coordenadores-gerais e servidores do órgão indigenista.

De acordo com o diretor da Hutukara Associação Yanomami (HAY), Mauricio Ye'kwana, do estado de Roraima, esta é uma oportunidade para a comitiva saber mais sobre o trabalho da Funai executado na Terra Indígena Yanomami (TIY). "Viemos em uma agenda do governo fazer esse diálogo. Estamos aqui na Funai conhecendo todos os departamentos e como é a sua atuação", ressaltou.

Mauricio Ye'kwana acompanha a comitiva composta por oito associações dos povos Yanomami. Segundo o diretor da HAY, algumas lideranças indígenas estão pela primeira vez em Brasília e ficaram felizes em conhecer a Presidência da Funai, local onde ocorrem reuniões, consultas e deliberações sobre a política indigenista. O grupo também visitou as Diretorias da sede do órgão indigenista.

Na avaliação de Mauricio Ye'kwana, a visita à Funai, ao Palácio do Planalto e aos ministérios possibilitou o estreitamento de laços para fortalecer as ações implementadas na Terra Indígena Yanomami. "A importância dessa visita é fazer esse diálogo mais aproximado com o governo em Brasília para que tenham mais proximidade com o povo Yanomami do estado de Roraima", endossou.

Para as diretoras da Funai, Lucia Alberta Andrade, Janete Carvalho e Mislene Mendes Metchacuna, recepcionar as lideranças indígenas dos povos Yanomami na sede do órgão indigenista foi uma forma de retribuir o acolhimento dado por essas comunidades à presidenta da Funai, Joenia Wapichana, e às diretoras, coordenadores e servidores quando visitam o território.

"Além de conhecerem a Funai, nós estamos fazendo essa recepção para mostrar que estamos ao lado deles", destacaram as diretoras da fundação. "Quando vamos na Terra Indígena Yanomami, a recepção é maravilhosa, apesar de todas as dificuldades que eles estão vivendo", completaram.

As lideranças indígenas do povo Yanomami estão em Brasília para entender a dinâmica de ações do governo federal para a TIY, como a Casa de Governo, estrutura criada para coordenar e monitorar o enfrentamento das questões humanitárias no território. O espaço centraliza as iniciativas dos mais de 30 órgãos federais que já atuam na TI Yanomami.

Além da Funai, a agenda da comitiva contemplou visitas ao Palácio do Planalto, Casa Civil e aos ministérios da Educação; Saúde; Povos Indígenas; Meio Ambiente e Mudança do Clima; Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; e dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Recursos para ações de emergência

A Funai terá R$ 245,6 milhões do crédito extraordinário de R$ 455 milhões liberado para o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) para ações de emergência destinadas aos povos da Terra Indígena Yanomami. A Medida Provisória no 1.209 como crédito extraordinário foi publicada na quarta-feira (13) no Diário Oficial da União (DOU).

O valor destinado para a Funai apoiará as ações de fiscalização, monitoramento, proteção e gestão dos territórios, fortalecimento institucional, educação, cidadania, proteção social, saúde, mutirões, infraestrutura comunitária e logística aérea, terrestre e fluvial.



Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/liderancas-da-terra-indigena-yanomami-sao-recebidas-pelas-diretorias-da-funai-e-conhecem-as-estruturas-da-sede-em-brasilia
PIB:Roraima/Mata

Related Protected Areas:

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.