Projeto Sabores da Terra do Campus Amajari é contemplado no Programa Mulheres Mil

Instituto Federal de Roraima - http://www.ifrr.edu.br/ - 30/08/2011
O Campus Amajari teve, nesta terça-feira (30), o projeto Sabores da Terra contemplado junto ao Programa Mulheres Mil do Governo Federal, por meio do MEC/SETEC. A aprovação do projeto compreende a adesão do Campus Amajari ao Programa Mulheres Mil que no último dia 11 teve seu lançamento oficial pelo Governo Federal.

O projeto Sabores da Terra representa uma iniciativa do Campus Amajari para ampliar sua atuação junto às comunidades tradicionais, no caso mais específico a comunidade indígena do Aningal, com o objetivo de contribuir para a redução das desigualdades sociais, o fortalecimento da autoestima, do sentimento de pertença e a integração em suas comunidades, por meio da promoção de cursos de qualificação profissional às mulheres indígenas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, para que essas possam atuar no setor produtivo de alimentos, potencializando seus saberes tradicionais.

As comunidades indígenas localizadas no entorno do Campus Amajari têm apresentado suas demandas e demonstrado forte interesse em aproveitar as oportunidades de formação profissional disponibilizadas.

Especificamente a Comunidade Indígena do Aningal tem solicitado apoio para capacitar suas mulheres, com cursos na área de alimentos, tendo em vista o reconhecimento e o aproveitamento dos saberes tradicionais que já desenvolveram ao longo da vida, aproveitando os recursos naturais disponíveis em seu território, de forma sustentável, como peixes, frutas, legumes, folhas, raízes e especiarias utilizadas como condimentos e temperos, doces e salgados, e ainda palhas e folhas que podem ser aproveitadas para confecção de embalagens ecológicas para doces e salgados, agregando valor à comercialização destes produtos, em decorrência de advirem de conhecimentos tradicionais indígenas.

"Consideramos de absoluta relevância social, econômica e cultural o projeto Sabores da Terra por nos possibilitar o exercício de nossa missão institucional, contribuindo para o enfrentamento à pobreza e à desigualdade social que historicamente assola os povos indígenas, atentando, ainda, para o inquestionável prejuízo causado a estes, levando-se em conta os vários fatores limitantes impostos pela sociedade, inclusive a vivência da invisibilidade social. É, portanto, nossa obrigação auxiliá-los no fortalecimento de sua autonomia e cidadania", colocou o Diretor-Geral do Campus Amajari, Professor George Sterfson Barros.

"A instituição concebe a educação como um vetor estratégico para o desenvolvimento territorial sustentável e uma força mobilizadora capaz de articular as inovações que se pretendem para a transformação da realidade produtiva, ambiental, política e social, contudo, respeitando suas tradições e peculiaridades culturais", complementou Adeline Carneiro, coordenadora do Programa Mulheres Mil no Campus Amajari.

A Professora Adeline, também responsável pela execução do projeto Sabores da Terra, parabeniza e agradece a equipe do Campus Amajari que se envolveu no processo. "Agradecemos a todos os servidores do Campus Amajari, bem como, aos colegas da Reitoria do IFRR que não se furtaram em colaborar prontamente desde a elaboração até o encaminhamento dos documentos ao MEC, sem o empenho e a valiosa contribuição de cada um, não teríamos alcançado o êxito, agora comemorado", assinalou.

A meta do Governo Federal é, por meio do MEC/SETEC e a partir da atuação dos Institutos Federais, implementar 100 novos Núcleos do Programa Mulheres Mil em todos os Estados da Federação, com a meta de 100 matrículas por núcleo, totalizando o atendimento de 10 mil mulheres de baixa renda e vulneráveis socialmente, como forma de promover o seu desenvolvimento educacional, social e econômico, contribuindo para o atendimento das políticas de gênero, de equidade, de inclusão e de ações afirmativas, em favor da diminuição dos problemas sociais e da erradicação da miséria no país. O Programa Mulheres Mil tem como meta ainda formar 100 mil mulheres até o ano de 2014.

Além do Campus Amajari, diversos outros Estados da Federação tiveram projetos contemplados junto ao Programa Mulheres Mil, sendo 18 campi da região Norte, inclusive o Campus Novo Paraíso, localizado no município de Caracaraí.


http://www.ifrr.edu.br/campus_amajari/index.php/component/content/article/1-ultimas/241-projeto-sabores-da-terra-do-campus-amajari-e-contemplado-no-programa-mulheres-mil
PIB:Roraima/Lavrado

Related Protected Areas:

  • TI Aningal
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.