Sema e Conservação Internacional farão etnomapeamento de terras indígenas

Agência Pará de Notícias - http://www.agenciapara.com.br - 16/01/2012
As Terras Indígenas Baú, Menkragnoti, Kayapó e Badjonkore, no Pará, serão etnomapeadas. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da Diretoria de Áreas Protegidas, em parceria com a Conservação Internacional (CI), pelo Programa de Povos Indígenas & Tradicionais, que irão contratar consultoria para execução do Mapeamento Cultural Participativo(conhecido como Etnomapeamento) dessas áreas, que servirão de subsídio ao plano de manejo das TIs.

As Terras Indígenas estão localizadas nos municípios de Redenção, Ourilândia do Norte, Floresta do Araguaia, Pau d'Arco, Altamira, Senador José Porfírio, Cumaru do Norte e São Felix do Xingu, num total de aproximadamente 10 milhões de hectares. E com este trabalho, Sema e CI pretendem viabilizar ações de mapeamento participativo aliadas à conservação da biodiversidade e à otimização da gestão territorial e ambiental do território indígena Kayapó no su do Pará.

O edital estará disponível no site da Sema a partir de quarta-feira,18, até o dia 30. A seleção será realizada pela análise do currículo e declaração de interesse, sob os aspectos técnicos de formação e experiência no desenvolvimento das atividades constantes do Termo de Referência, e entrevista.

Há duas vagas de contratação para um serviço que deve ser executado em nove meses, prorrogável pelo prazo de até um ano, que consiste em auxiliar a equipe técnica da Sema e CI na condução e na sistematização das atividades de cartografia durante o trabalho de etnomapeamento.

O trabalho, entre outras coisas, irá facilitar a socialização das informações coletadas em campo e a troca experiências entre as equipes de pesquisadores e técnicos; permitirá avaliar os trabalhos de edição cartográfica executados e identificar possíveis erros, auxiliar na validação dos trabalhos desenvolvidos com a apresentação do produto final, os mapas culturais.

Os interessados deverão encaminhar as propostas, declaração de interesse e Currículo Vitae para o e-mail a.leme@conservacao.org. Os candidatos devem ter formação superior em Geografia e áreas afins, conhecimento comprovado em técnicas de sensoriamento remoto, experiência em metodologias de mapeamento participativo; em trabalho com povos indígenas ou tradicionais; e disponibilidade para viagens na região de trabalho. O resultado será divulgado no dia 8 de fevereiro e o início das atividades da consultoria está previsto para o dia 15 do mesmo mês.



http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=91782
PIB:Sudeste do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Baú
  • TI Kayapó
  • TI Menkragnoti
  • TI Badjônkôre
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.