Índios Tremembé de Queimadas têm terras reconhecidas

Funai - http://www.funai.gov.br/ - 10/02/2012
A Funai publicou nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, no Diário Oficial do Estado do Ceará, o Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Tremembé de Queimadas, localizada no município de Acaraú/CE. As terras, reconhecidas de ocupação tradicional daquele grupo indígena, tem superfície aproximada de 767 hectares. A aprovação dos estudos foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de dezembro de 2011.

Da mesma forma que os Tremembé de Mundaú, que tiveram os estudos aprovados este mês, os de Queimadas estão estabelecidos na região, desde o século XVII, vivendo próximos à foz dos rios Gurupi e Tury. Perseguidos por expedições punitivas, os Tremembé de Queimadas remanescentes foram fixados em missões, pelos Jesuítas, sendo quase extintos.

Os Tremembé praticam a agricultura, caça, pesca, coleta, fabricam objetos artesanais e participam da economia regional, sendo que a coleta da castanha de caju é, atualmente, a base de subsistência do grupo. A comunidade fabrica o vinho de caju que, fermentado, não alcoólico, é utilizado durante a dança do Toré e em todas as comemorações. Hoje a sua população é estimada em 200 pessoas.



http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2012/02_fev/20120209_06.html
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Tremembé de Queimadas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.