Funai aguarda PF negociar libertação de funcionário refém de índios

Só Notícias - http://www.sonoticias.com.br/ - 15/02/2012
O coordenador da Fundação Nacional do Índio de Colíder (160 km Sinop), Sebastião Martins, aguarda a definição da estratégia de atuação com a Polícia Federal para negociar diretamente com índios a liberação de um funcionário da Funai. Ele é feito refém, há pelo menos dois dias, por índios kayapós, na divisa entre os municípios mato-grossense de Santa Cruz do Xingu e São Félix do Xingu (PA). O local é de difícil acesso e ainda não há previsão de quando os representantes se deslocam para lá.

Servidores indígenas da Funai, que estão em contato, via rádio amador, com índios informaram, segundo Sebastião, que o clima é pacífico. Mas, eles reivindicam a presença das autoridades e exigem o início do estudo antropológico para a demarcação e inclusão das terras em uma reserva indígena, já que esta, seria de proteção ambiental permanente e mesmo assim, nela, estariam instaladas pousadas e empreendimentos, que degradam o meio ambiente. Eles falam também em extração de madeira ilegalmente e demais crimes ambientais.

Sebastião considera que a presença dos policiais federais é importante para a identificação e prisão das pessoas que teriam ateado fogo em veículo utilizado pelos índios, há sete dias, o que esquentou clima com fazendeiros. O Ministério Público Federal cobrou, esta semana, a atuação imediata da Funai e a PF a apuração do conflito.



http://www.sonoticias.com.br/noticias/7/145481/funai-aguarda-pf-negociar-libertacao-de-funcionario-refem-de-indios
PIB:Sudeste do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Capoto/Jarina
  • TI Kapôt Nhinore
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.