Funai dá posse a Comitê Regional de Cacoal (RO)

Funai - http://www.funai.gov.br/ - 29/03/2012
A Fundação Nacional do Índio (Funai), Coordenação Regional de Cacoal (RO), deu posse, este mês, ao seu Comitê Regional, formado por 13 servidores da Fundação e 13 indígenas da região. Órgão gestor colegiado, o comitê é responsável por formular e avaliar as políticas públicas de proteção e promoção aos direitos indígenas de forma compartilhada.

A iniciativa, de âmbito nacional, representa um passo importante na reestruturação da Funai e propicia aos índios maior participação na gestão administrativa, especialmente no planejamento, acompanhamento, avaliação e execução dos trabalhos. Em todo o país há 35 comitês paritários instalados.

Com a criação do Comitê, os indígenas poderão cooperar com as políticas públicas a eles dirigidos. Para o Coordenador Regional Urariwe Surui, "o Comitê só vem a fortalecer o protagonismo indígena, em um modelo de gestão compartilhada, que só tende a ganhar forças ao longo dos anos. Se isso traz o benefício da participação e do controle social, traz também responsabilidades inerentes ao controle executivo e orçamentário do serviço público e, inevitavelmente, o preparo para o fim último e maior aos indígenas".

A Coordenação Regional de Cacoal tem sob sua jurisdição os povos indígenas Paiter Surui (TI Sete de Setembro); Kwazá/Aikanã (TI Kwazá do Rio S.Pedro); Sakyrabiar (TI Rio Mequéns); Cinta Larga e Apurinã (TI Roosevelt e parte da TI. Parque do Aripuanã).



http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2012/03_mar/20120329_12.html
PIB:Rondônia

Related Protected Areas:

  • TI Aripuanã
  • TI Rio Mequéns
  • TI Roosevelt
  • TI Sete de Setembro
  • TI Kwazá do Rio São Pedro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.