Aldeias Karajá estão ameaçadas pelas chuvas

Jornal do Tocantins-Palmas-TO - 02/03/2004
Cerca de 230 índioscorrem o risco de ficar desabrigadosse o nível do rio Araguaia continuar subindo


As aldeias Kurehê e Xambioá, da tribo Karajá, localizadas a 40 quilômetros do povoado de Porto Lemos, no município de Santa Fé do Araguaia, a 454 quilômetros de Palmas, no Norte do Estado, podem ficar alagadas, caso o nível do rio Araguaia continue a subir nos próximos dias. Em todo o Tocantins, 850 famílias estão desabrigadas. A pior situação é dos municípios de Xambioá, onde existem 30 famílias desabrigadas, e Araguanã, com 64. Outros municípios na região central estão em estado de alerta.

Segundo o chefe da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Araguaína, Marcus Vinícius Silva, o órgão está fazendo um levantamento nas duas aldeias que estão em estado de alerta, a fim de preparar as famílias que moram no local para a possível mudança e encaminhar um relatório da situação para Brasília (DF). Cerca de 230 índios correm o risco de ficarem desabrigados.

De acordo com Silva, os próprios índios já definiram um local apropriado para eles, caso o rio chegue até as casas. "Como já foi feito em anos passados, já existe um local mais alto onde as famílias fazem os seus barracos nestes períodos chuvosos, que é dentro da reserva indígena", afirmou. Segundo Silva, desde ontem os órgãos que dão apoio e assistência ao índio, como a Funai e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), além da prefeitura municipal de Santa Fé do Araguaia e a Defesa Civil, começaram a tomar as medidas necessárias quanto à locomoção das aldeias. "Já estamos preparando o local, para quando o rio alagar as casas, a evacuação seja imediata", declarou.

Para o vice-cacique da aldeia Kurehê, Filemon Tuilá Karajá, este ano o rio está muito cheio e é bem provável que atinja a aldeia em apenas dez dias. "Nós temos que ficar com o local já pronto, para quando o rio alagar tudo, possamos mudar para esta área, que fica a dois quilômetros para dentro da mata", completou.

Saúde
A preocupação da índia Dalgiza Karajá, que fica na aldeia Xambioá, além da cheia do rio, é a saúde das pessoas na aldeia neste período chuvoso. Segundo Dalgiza, cerca de 15 pessoas estão doentes, com gripe e diarréia, inclusive sua filha de dois anos, Suiane Karajá. "Ela está doente há alguns dias, têm tido falta de ar e vive cansada na maioria das vezes", disse ela, ressaltando que, em outros anos, nesta época, as crianças não ficavam doentes deste jeito". Ela ressalta que as crianças foram medicadas por um enfermeiro que sempre fica na aldeia e nesta semana vão para a cidade, fazer alguns exames.

Serviço
O que: Aldeias Kurehê e Xambioá, da tribo Karajá, localizadas a 40 quilômetros do povoado de Porto Lemos, no município de Santa Fé do Araguaia correm o risco de serem inundadas nos próximos dias, caso o nível do rio Araguaia continuar subindo
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Related Protected Areas:

  • TI Xambioá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.