Funai e Incra retiram de terra indígena no Paraná famílias de não índios

Agência Brasil - http://agenciabrasil.ebc.com.br/ - 15/06/2012
Curitiba - A Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) iniciaram hoje (15) a retirada de 11 famílias de não índios da Terra Indígena Boa Vista, no município de Laranjeiras do Sul, região centro-sul do Paraná. Elas serão realocadas em dois assentamentos localizados em Londrina, norte do estado.

A Funai indenizará as famílias retiradas pelas benfeitorias deixadas em cada lote. Já o Incra, além de providenciar a mudança, vai arcar com os novos lotes e liberar linhas de financiamento aos reassentados.

O superintendente regional do Incra no Paraná, Nilton Bezerra Guedes, disse à Agência Brasil que a operação irá colaborar para diminuir a tensão entre índios e não índios na região. "Vamos procurar mais terras para assentar mais 80 famílias de pequenos produtores rurais que ainda permanecem no local", declarou.

Mais de 150 pequenos, médios e grandes produtores rurais ocupam áreas dentro do território indígena, da etnia Kaingang. A terra indígena tem ao todo uma área superior a 7 mil hectares. A área que está sendo desocupada mede 120 hectares.

Os trabalhos de relocação prosseguem amanhã (16), quando o Incra fará reuniões com os produtores rurais e com os índios.



http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-06-15/funai-e-incra-retiram-de-terra-indigena-no-parana-familias-de-nao-indios
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Boa Vista
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.