Governo do Amazonas realiza curso de Manejo de Trilhas para incentivar o turismo em aldeias de Manacapuru

Portal Seind - http://portaldaseind.blogspot.com.br/ - 02/10/2012
Teve início nesta segunda-feira (1o) em Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus), o curso Manejo de Trilhas para o Turismo em Terras Indígenas. A atividade faz parte do calendário de ações programadas pelo Governo do Amazonas para o segundo semestre deste ano, que estão focadas nos benefícios que a Ponte Rio Negro pode proporcionar, no campo do turismo, a cinco aldeias indígenas do município.

O curso é destinado a 15 integrantes das comunidades Jatuarana, Fortaleza do Patauá, São Francisco do Guiribé, São Francisco do Patauá e Sahu-Apé, que representam os povos Apurinã, Sateré-Mawé, Kambeba e Tikuna.

Até a próxima sexta-feira (5), os indígenas serão incentivados a trabalhar com o turismo e a encontrar meios para atrair o próprio turista às comunidades envolvidas, numa ação que faz parte das condicionantes indígenas para atendimento ao Programa de Compensação e Mitigação da Ponte sobre o Rio Negro.

O calendário de atividades começou em abril deste ano, com a disputa dos Jogos Indígenas de Manacapuru, mas prossegue durante todo o segundo semestre, com o objetivo de beneficiar aproximadamente 215 indígenas, de forma direta. Todas fazem parte da Câmara de número 3 do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai), intitulada Melhoria da Qualidade de Vida dos Povos e Comunidades Indígenas. O comitê foi instalado em julho de 2011 e é formado por 52 instituições parceiras.

O trabalho em Manacapuru é desenvolvido por meio da parceria entre a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), além de outras instituições como o Distrito Especial de Saúde Indígena (Dsei/Manaus), a própria Funai, organizações indígenas envolvidas e a Secretaria Municipal de Educação de Manacapuru (Semed). "A participação da Semed tem sido importante, principalmente na questão de logística para acesso aos locais", destacou o chefe do Departamento de Etnodesenvolvimento da Seind, Cristiano Oliveira, que participou da abertura dos trabalhos nesta segunda-feira, acompanhado do técnico do órgão, Cláudio Pequeno Apurinã.


Artesanato

Para a próxima semana, em São Francisco do Patauá, já estão programados os cursos "Revitalização das Práticas Tradicionais" e "Melhoria da Qualidade do Artesanato Indígena".


Ecoturismo

Na semana passada, entre os dias 24 e 28 de setembro, os indígenas foram beneficiados com o curso de Condutor de Ecoturismo, realizado no Centro Cultural da aldeia São Francisco do Patauá, que fica a uma hora e vinte minutos de Manacapuru.

Ministrado pela bacharel em Turismo Idânia Martins (Cetam), o curso procurou valorizar a cultura indígena e possibilitou que os participantes construíssem, de forma conjunta, as propostas de que precisam para incentivar o turismo dentro das cinco comunidades. Foram classificados os pontos fortes e fracos, tais como: parte social e cultural, educação, saúde, segurança, saneamento, forma de chegar à comunidade, evento, lazer, alimentação, informação turística, guia, envolvimento comunitário, o que a comunidade produz e pode ser vendido, atrativos naturais e culturais.



http://portaldaseind.blogspot.com.br/2012/10/governo-do-amazonas-realiza-curso-de.html
PIB:Juruá/Jutaí/Purus

Related Protected Areas:

  • TI Jatuarana
  • TI Fortaleza do Patauá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.