Comunidades indígenas reconhecem o esforço do Governo do Amazonas para melhorar o turismo em aldeias de Manacapuru

Portal Seind - http://portaldaseind.blogspot.com.br/ - 09/10/2012
Realizado entre os dias 1o e 5 deste mês, em Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus), o curso Manejo de Trilhas em Terras Indígenas deixou impressões positivas entre os integrantes das cinco comunidades que participaram da atividade. Durante o encerramento, os participantes do curso e o anfitrião e tuxaua da aldeia Fortaleza do Patauá, João Francelino, do povo Apurinã, reconheceram o esforço que o Governo do Amazonas tem feito para melhorar o turismo naquela região do Estado, principalmente após o advento da Ponte Rio Negro.

De acordo com o líder indígena, a realização do encontro e as informações passadas vão ajudar no dia a dia da comunidade. "Eles já tinham noção do que era trilha, mas gostaram da metodologia, de como proceder ao receber o turista", informou o técnico da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), Cláudio Pequeno Apurinã, que acompanhou os trabalhos, ao lado da bacharel em Turismo e instrutora do curso pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Idânia Martins.

Após a aula teórica na Escola Cultural da Aldeia Fortaleza do Patauá, os indígenas andaram durante dois dias, de forma alternada, para percorrer as trilhas elaboradas. Os percursos e horários foram estabelecidos durante os dias de oficina.

À noite, todos participaram de uma dança tradicional, que foi puxada pelo próprio João Francelino. "Parabenizo a participação das outras etnias, outras comunidades e estamos de braços abertos para os que desejarem visitar nossa aldeia", disse o tuxaua, emocionado com a presença dos "parentes".


Cinco comunidades

O curso reuniu 15 indígenas e fez parte do calendário de ações programadas pelo Governo do Amazonas, em cumprimento às condicionantes indígenas para atendimento ao Programa de Compensação e Mitigação da Ponte sobre o Rio Negro.

Além de Fortaleza do Patauá, o curso Manejo de Trilhas em Manacapuru reuniu indígenas das comunidades Jatuarana, São Francisco do Guiribé, São Francisco do Patauá e Sahu-Apé, que representam os povos Apurinã, Sateré-Mawé, Kambeba e Tikuna.


Calendário continua

A partir desta quarta-feira (10) e até o dia 15 deste mês serão realizados, em São Francisco do Guiribé, os cursos "Elaboração de Projetos" e "Resgate e Melhoria da Qualidade do Artesanato". Cada um terá a participação de 20 indígenas. Ambos fazem parte da Câmara de número 3 do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai), intitulada Melhoria da Qualidade de Vida dos Povos e Comunidades Indígenas.

Além de Seind e Cetam, os cursos realizados em Manacapuru têm o apoio do Distrito Especial de Saúde Indígena (Dsei/Manaus), da Funai, das organizações indígenas envolvidas e da Secretaria Municipal de Educação de Manacapuru (Semed).



http://portaldaseind.blogspot.com.br/2012/10/comunidades-indigenas-reconhecem-o.html
PIB:Juruá/Jutaí/Purus

Related Protected Areas:

  • TI Jatuarana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.