Barca das Letras promove rodas de leitura na Comunidade Indígena Truaru

BV News - http://www.bvnews.com.br/ - 23/10/2012
A Barca das Letras é uma ação do Movimento Nossa Casa de Cultura e Cidadania, idealizada em 2008 pelo arte-educador amapaense Jonas Banhos


A Biblioteca Itinerante Barca das Letras surge nesta terça-feira (23) na comunidade Truaru, da etnia etnia Macuxi, localizada a 60 km de Boa Vista, na Terra Indígena Barata e Livramento (RR). Com o objetivo de democratizar o acesso ao livro, à literatura e à leitura prazerosa, as crianças da comunidade receberão, gratuitamente, 160 livros, revistas e gibis arrecadados nas intervenções urbanas da Barca das Letras em Brasília e também na Feira de Ciências de Roraima, no último sábado (20), no Parque Anauá, em Boa Vista.

Também serão desenvolvidas várias atividades lúdicas com a criançada, como contação de história, roda de leitura, art&reciclagem, leitura na "Rádia Megafônica NossaCasa Amazônia Livre", animada pelo Palhaço Ribeirinho, cinema animado e diálogos com as lideranças locais sobre o recém divulgado Edital Prêmio Culturas Indígenas do Ministério da Cultura.

A Barca das Letras é uma ação do Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania, idealizada em 2008 pelo arte-educador amapaense Jonas Banhos, que estimula o prazer da leitura em comunidades originárias/tradicionais da Amazônia ao Chuí. É a segunda vez que a Barca das Letras vem a Roraima, e, desta vez, conta com o apoio cultural dos recursos do Prêmio Tuxaua Cultura Viva 2010, concedido pelo Ministério da Cultura, e, ainda, com importantes parceiros locais, como o Coletivo Arteliteratura Caimbé, a Universidade Estadual de Roraima e a SODIURR - Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima. Para saber mais sobre as ações da Biblioteca Itinerante Barca das Letras acesse o blog www.barcadasletras.blogspot.com.br.



http://www.bvnews.com.br/noticia.php?intNotID=848
PIB:Roraima/Lavrado

Related Protected Areas:

  • TI Truaru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.