Policiais Federais cumprem mandados em aldeia indígena da Paraíba

Ne10 - http://ne10.uol.com.br/ - 22/02/2013
Cerca de 40 policiais federais participaram, nesta sexta-feira (22), de uma operação na Reserva Indígena Potiguara, que fica localizada nas cidades de Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba. A Ação, de acordo com a assessoria da Polícia Federal, teve como objetivo cumprir cinco mandados de busca e apreensão, como parte do inquérito que apura o assassinato dos indígenas Claudemir Ferreira da Silva e Geusivam Silva de Lima, mortos no dia 31 de julho de 2012.

A Polícia seguiu para a reserva na expectativa de encontrar armas no local, mas segundo o superintendente da PF na Paraíba, Marcelo Diniz, havia apenas munições calibres 38 e 12 e celulares. O índio que estava com o material foi detido em flagrante e os itens servirão como prova para o inquérito.

O principal suspeito pelos assassinatos dos indígenas já está preso. O crime aconteceu em uma praça da aldeia Brejinho, no município de Marcação. Segundo o Centro Integrado de Operações Policiais, dois suspeitos armados teriam chegado ao local em uma moto preta, marcada por um adesivo amarelo, e atirado contra os índios.

Claudemir morreu no local e o cacique Geusivã ainda chegou a ser socorrido, mas veio a óbito alguns dias depois. Testemunhas apontaram Robson dos Santos Silva, conhecido como Robinho, como autor do delito. Após o atentado contra os potiguaras, o suposto autor dos disparos foi preso por outros motivos.

De acordo com a assessoria da Fundação Nacional do Índio (Funai) informou que a área é de constante conflito entre tribos indígenas e moradores do local que possuem grandes plantações de cana. Em depoimento, o cacique geral dos potiguaras na Paraíba, Sandro Gomes, informou à Polícia que os caciques da região recebem ameaças frequentes.

Segundo a Funai, a área já é delimitada como terreno dos índios potiguaras, mas os moradores não indígenas continuam no local esperando uma indenização do Governo Federal, que ainda não tem data para acontecer.



http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/nordeste/noticia/2013/02/22/policiais-federais-cumprem-mandados-em-aldeia-indigena-da-paraiba-400793.php
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Potiguara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.