Mais um índio é morto em Mato Grosso do Sul

FSP, Poder, p. A8 - 13/06/2013
Mais um índio é morto em Mato Grosso do Sul

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um índio da etnia guarani-caiová foi assassinado na manhã de hoje em Paranhos, a 464 km de Campo Grande.

De acordo com o delegado Rinaldo Moreira, que investiga o caso, Celso Figueredo, 34 anos, morreu após ser atingidos por dois tiros.

"Ele se dirigia a pé, acompanhado do pai, a uma fazenda nas proximidades da aldeia onde moram para receber o pagamento por um serviço prestado na lavoura", afirmou o delegado.

"No caminho, um homem encapuzado saiu do matagal e disparou, utilizando uma espingarda e uma pistola. Foi o que nos relatou o pai da vítima, a única testemunha do crime", completou.

Segundo o delegado, a região não vive situações de conflitos agrários.

"Ainda estamos investigando. Por enquanto, não localizamos o autor do crime e não descartamos nenhuma hipótese", afirmou.

DISPUTA

Paranhos faz fronteira com o Paraguai e está a 416 km de Sidrolândia, região onde índios e fazendeiros disputam terras. No final do mês passado, um índio terena morreu durante ação de reintegração de posse de uma fazenda.

O Cimi (Conselho Indigenista Missionário), ONG que auxilia os índios, não descarta a hipótese de o assassinato de ontem ter ocorrido devido a conflitos agrários.

Segundo a assessoria de comunicação do órgão, há vários relatos de focos de tensão entre os guaranis-caiovás e fazendeiros na região de Paranhos nos últimos meses.

Celso Figueredo morava na aldeia Paraguassú. O corpo dele foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de Ponta Porã e não havia sido liberado até a conclusão desta edição.

(WILHAN SANTIN)

FSP, 13/06/2013, Poder, p. A8

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/113759-mais-um-indio-e-morto-em-mato-grosso-do-sul.shtml
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Takuaraty/Yvykuarusu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.