São Francisco Vivo - http://saofranciscovivo.org.br - 27/08/2013
Nesta segunda feira (26), cerca de 150 indígenas Xakriabá fizeram uma intervenção no polo da SESAI no Município de São João das Missões. Segundo as lideranças, a intervenção é uma resposta à falta de diálogo e descumprimento de acordo firmado com a atual coordenadora da SESAI Elizabeth Stehling. As lideranças denunciaram que a atual coordenadora vem atropelando a organização interna do povo.
Os indígenas denunciam ainda manobras políticas na região no intuito de enfraquecer a luta indígena e a organização interna Xakriabá. Segundo as lideranças, o Povo Xakriabá está unido e não permitirá qualquer imposição da atual Coordenadora, visto que em reuniões anteriores foi firmado um compromisso para que todas as nomeações que fizesse referencia ao atendimento a saúde do Povo Xakriabá deveria passar por uma discussão com as lideranças antes da sua aprovação.
Os indígenas suspenderam 03 funcionários da SESAI de suas atribuições dentro do território Xakriabá, os mesmos foram promovidos recentemente pela atual coordenadora a cargos de chefia, sem discutir com a organização interna, descumprindo compromisso firmado entre lideranças Xakriabá e coordenação da SESAI.
Os indígenas Xakriabá afirmaram que farão as intervenções necessárias para garantir a sua participação nas decisões sobre as políticas públicas que incide sobre o seu território seja ele de ordem local, estadual ou nacional.
Estas discussões estão sendo travadas com a SESAI há algum tempo, a mobilização Xakriabá é mais uma das varias manifestações de insatisfação com o atendimento a saúde indígena, onde as suas lideranças não abrem mão do direito de discutir, decidir e participar do controle social da política pública de atendimento a saúde em seu território.
http://saofranciscovivo.org.br/site/norte-de-minas-gerais-indios-xakriaba-se-mobilizam-e-intervem-contra-os-desmandos-da-sesai/
PIB:Leste
Related Protected Areas:
- TI Xakriabá
- TI Xakriabá Rancharia
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.