Seduc reforçará atendimento educacional em aldeias indígenas de Nhamundá

Portal do Governo/ AM - http://www.educacao.am.gov.br - 11/09/2013
Nesta quarta-feira (11) o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, reuniu-se com uma comissão de indígenas da etnia Hixkaryana e anunciou a ampliação das ações educacionais por parte do Governo do Estado em atendimento à população indígena que vive na área rural do município de Nhamundá (distante 375 Km de Manaus).

Em reunião com a comissão e ao receber o pleito dos representantes indígenas, o secretário anunciou as providências do Estado para as localidades onde residem. "Dentre as providências, encaminharemos nos próximos dias uma equipe de engenheiros para fazer o levantamento de necessidades para iniciarmos a reforma da escola estadual que atende à comunidade de Caçauá", informou Rossieli Silva.

O secretário também anunciou que, em atendimento à demanda apresentada o Governo do Estado, via Seduc, trabalhará para levar o programa Ensino Mediado por Tecnologias/Centro de Mídias para as aldeias indígenas de Nhamundá. "A partir da solicitação, pretendemos levar o ensino mediado para as comunidades Gavião e Riozinho onde deveremos no próximo ano ofertar para a população que ali reside, as modalidades de ensino fundamental (do 6o ao 9o) e demais segmentos como por exemplo a Educação de Jovens e Adultos (EJA)", anunciou Rossieli Silva.

Para a viabilização desta última providência, o secretário da Seduc ressaltou que se reunirá com o prefeito do município de Nhamundá para planejar a execução deste projeto em regime de parceria.

Durante a reunião o secretário Rossieli Silva se prontificou a visitar no final do mês de setembro as aldeias de Nhamundá para reunir-se com a população indígena e fazer o levantamento completo das demandas.

Para um dos representantes indígenas na reunião, Nilton Makuxi, a resposta da Seduc às demandas apresentadas foram bem recebidas. "As providências anunciadas pelo governo do Estado, por meio do secretário de Educação atendem as nossas necessidades. O interesse em visitar as aldeias mostrou o grande interesse do Estado com a causa educacional indígena", apontou.

Juntamente com o secretário da Seduc, Rossieli Silva, participaram da reunião com a comitiva de indígenas da etnia hixkaryana a secretária Adjunta do Interior, Oceania Rodrigues Dutra e a gerente de Educação Indígena do órgão, Alva Rosa Lana.



http://www.educacao.am.gov.br/2013/09/seduc-reforcara-atendimento-educacional-em-aldeias-indigenas-de-nhamunda/
PIB:Tapajós/Madeira

Related Protected Areas:

  • TI Nhamundá-Mapuera
  • TI Trombetas/Mapuera
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.