Saúde e Educação são as principais reivindicações de jovens indígenas

Ronda do MS - http://www.rondadoms.com.br - 24/10/2013
Crianças e adolescentes indígenas apresentaram na terça-feira (22), à ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), uma série de reivindicações.


Os garotos e garotas indígenas que residem em Mato Grosso do Sul reclamaram da falta de infraestrutura básica nas comunidades de Panambizinho, Te'ýikue, Kurusu Ambá e Rekopave.

Entre várias outras demandas apresentadas, destaca-se a reivindicação do adolescente Oseas Martins, de 16 anos, que reclamou da falta de escolas e postos de saúde dentro das aldeias. Segundo o jovem essa medida, evitaria o deslocamento das comunidades para outras localidades.

Outra pauta bastante demandada durante o evento foi a questão da demarcação das terras indígenas, que tem motivado grandes conflitos entre fazendeiros e comunidades indígenas em vários estados brasileiros.

A ministra após ouvir vários dos meninos e meninas presentes, reafirmou o compromisso do Governo Federal com as populações indígenas e reconheceu a importância das demandas. "A gente veio aqui receber as propostas, ouvir o que vocês têm a dizer e buscar resolver as questões que vocês colocam", afirmou.

A ministra também declarou que vai propor uma parceria com o Ministério da Educação (MEC), para que seja feito um mapeamento das aldeias que ainda não possuem escolas.

Ela também lembrou o caso do menino Denílson Barbosa, 15 anos que foi morto por funcionários de um fazendeiro por pescar em sua propriedade. A ministra Maria do rosário também pediu paz e entendimento para assegurar a demarcação das terras.



http://www.rondadoms.com.br/noticias/-b-Saude-e-Educacao-sao-as-principais-reivindicacoes-de-jovens-indigenas---b-/78460#.Um7AWxCE6w4
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Panambizinho
  • TI Iguatemipeguá II
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.