Governo confirma que desmatamento cresceu 28%

O Globo, País, p. 10 - 15/11/2013
Governo confirma que desmatamento cresceu 28%
Após quatro anos, derrubada de floresta aumenta na Amazônia Legal; Pará e Mato Grosso lideram ocorrências

Danilo Fariello

BRASÍLIA - Dados oficiais divulgados ontem pelo Ministério do Meio Ambiente confirmaram que o ritmo de desmatamento na Amazônia Legal voltou a crescer após quatro anos de queda, como antecipou O GLOBO na terça-feira. O volume de áreas desmatadas subiu 28%, de agosto de 2012 a julho deste ano, acima da expectativa do governo, que era de um crescimento de 20%.
Segundo o sistema Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram desmatados 5.843 quilômetros quadrados no último ano, mais do que os 4.571 quilômetros quadrados em 2012. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, frisou, porém, se tratar do segundo menor nível de desmatamento desde 1988, acima apenas do registrado no ano passado. A ministra atribuiu o aumento do desmatamento a crimes ambientais, principalmente no Pará e em Mato Grosso.
Segundo ela, o governo tem investigado denúncias, como a de madeira extraída ilegalmente, mas vendida como se fosse legal, dentro de programas de manejo de propriedades. De acordo com Izabella, em área contígua à terra indígena do Baú, perto da rodovia BR-163 (PA), uma mesma região foi embargada três vezes, devido ao desmatamento.- Para alguém que desmata mil hectares, tem alguém dando cobertura. O que está acontecendo são crimes, temos 3.921 inquéritos policiais envolvendo inclusive servidores públicos.
Estamos cortando na carne - afirmou ela, referindo-se a 20 servidores presos, entre os 148 envolvidos nos inquéritos. Francisco Oliveira, diretor do Departamento de Política para Combate ao Desmatamento do ministério, disse que numa estrada do Pará foram encontrados mais de três mil garimpos ilegais.
Há denúncias de que há prefeitos desmatadores. - As áreas mais críticas são o Mato Grosso, com a expansão da agricultura, e o Sudoeste do Pará. Nessa região, enfrentamos o crime organizado. São pessoas que sabem quando haverá a fiscalização e vão embora. Quando chegamos, não encontramos ninguém. Temos equipes em locais estratégicos, mas é difícil conseguirmos um flagrante - afirma Oliveira. A ministra disse que se reunirá com os secretários de Meio Ambiente do Pará e de Mato Grosso na próxima semana para buscar soluções.
Para Beto Veríssimo, da ONG Imazon, o governo deveria implantar novas políticas de restrição ao desmatamento, dentro ou perto de unidades de conservação ou terras indígenas.- O governo tem os instrumentos tecnológicos, legais e o apoio da opinião pública para lidar com essa questão.

O Globo, 15/11/2013, País, p. 10

http://oglobo.globo.com/pais/dados-do-governo-confirmam-aumento-do-ritmo-de-desmatamento-na-amazonia-10782715
Amazônia:Desmatamento

Related Protected Areas:

  • TI Baú
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.