Liderança indígena apresenta potencialidades do Acre ao comitê da Copa 2014

Portal Amazônia - http://www.portalamazonia.com - 23/01/2014
Caso seja aprovada, os kaxinawás vão expor na 'Cidade Maravilhosa' durante o campeonato


As potencialidades turística e cultural do Festival Xina Bena, que em português significa "Novo Tempo", foram apresentadas ao comitê de organização da Copa do Mundo 2014. O indígena Banê Huni Kuin, liderança da Aldeia Lago Lindo - às margens do Rio Tarauacá, em Jordão -, está no Rio de Janeiro.

Caso seja aprovada, os kaxinawás ganharão espaço para montar uma exposição na 'Cidade Maravilhosa' durante o campeonato. Atualmente, o povo huni kuin concentra a maior etnia do Acre, com aproximadamente sete mil pessoas, divididas em 32 aldeias. A festividade é desenvolvida desde 2011 e recebe o apoio do governo do Acre.

"O Estado realiza investimentos no etnoturismo como forma de promover o festival e, consequentemente, a aldeia", explica Leonildo Rosas, titular da pasta de Turismo e Lazer (Setul). De acordo com Banê, "esse é o primeiro governo que enxerga os povos indígenas com carinho e amor, além de respeitar a floresta e as tradições".



http://www.portalamazonia.com/noticias/atualidades/20140123/lideranca-indigena-apresenta-potencialidades-acre-comite-copa-2014/4370.shtml
PIB:Acre

Related Protected Areas:

  • TI Kaxinawa Seringal Independência
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.