Conselho Tutelar busca ajuda do MPF para situação de crianças indígenas nas ruas

Ilustrado - http://www.ilustrado.com.br - 26/02/2014
Umuarama - A presença dos índios nas ruas e avenidas de Umuarama levou as conselheiras do Conselho Tutelar a buscar ajuda junto ao Ministério Público Federal. A ação se deve a situação de riscos e vulnerabilidade social dos menores, pois crianças de quatro a seis anos ficam nos semáforos centrais da cidade pedindo dinheiro para os motoristas.

Embora seja cultural a venda de artesanato e as constantes movimentações entre as cidades, as crianças ficam expostas a perigos e a legislação específica do povo indígena dificulta providências públicas. Segundo Azenilda Alexandre Costa Barbosa, coordenadora do Conselho Tutelar, na tarde de segunda-feira a situação foi levada para o procurador federal Luíz Gazoto.

Ainda segundo a coordenadora, o comunicado será oficializado e o MPF encaminhará a situação para Fundação Nacional do Índio (Funai) pedido quais medidas a ser tomadas nessa situação. "As mães dormem nos canteiros e os menores ficam pedindo nos semáforos. A situação é perigosa, pois o fluxo de carro nesses locais é grande e as crianças contam com idade de 4 a 8 anos", ressaltou.

De acordo com informações do Conselho Tutelar, os índios adultos colocam os filhos nos semáforos ou percorrendo casas de bairros vendendo os artesanatos e pedindo "moeda". "Usam os artesanatos como motivo para sair das tribos e pedir nas cidades. Alguns vêm de aldeias próximas a Curitiba e de Guaíra. Nossa preocupação é com a situação dos menores perante os perigos nas ruas e avenidas", ressaltou Azenilda.


Alvará

Para permanecerem na cidade os grupos precisão de permissão, um documento expedido pelo cacique de sua tribo. Porém, como os grupos têm grande rotatividade e não chegam somente pela rodoviária, não há o controle de quantas famílias circulam pela cidade. Mas, um dos principais pontos utilizados pelos índios como abrigo são os postos de combustível e o bosque dos Xetá, onde também utilizam as crianças para pedirem dinheiro, ressaltou as conselheiras.



http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?NotID=52353&Not=Conselho%20Tutelar%20busca%20ajuda%20do%20MPF%20para%20situa%C3%A7%C3%A3o%20de%20crian%C3%A7as%20ind%C3%ADgenas%20nas%20ruas
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Herarekã Xetá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.