Deputada Solange cobra da Funai sobre reconhecimento de nova etnia indígena em Araguaçu

Portal na boca do povo- http://www.portalnabocadopovo.com.br/ - 23/04/2014
A deputada Estadual Solange Duailibe (SD) solicitou à mesa diretora da Assembleia Legislativa que cobre resposta da Coordenação Regional da FUNAI, do requerimento enviado pela Casa, solicitando informações acerca do processo de possível reconhecimento da etnia indígena "Kanela do Tocantins", no município de Araguaçu. O referido requerimento, de autoria da parlamentar foi apresentado há mais de seis meses, sem contudo ter recebido qualquer tipo de esclarecimento da FUNAI.

De acordo com a deputada, o referido processo tem impactado de forma negativa o mercado imobiliário rural de Araguaçu e tumultuado a vida de agricultores.

"A indefinição e a falta de informações seguras vêm causando prejuízos tanto para proprietários de terras, que não conseguem mais concretizar negócios, bem como, para agricultores e investidores da região que também suspenderam qualquer tipo de investimentos nas propriedades rurais do município" - explica a deputada.


Reserva no Maranhão


Segundo Solange Duailibe, a denominada etnia Kanela possui reserva indígena no Estado Maranhão.

"Nos loteamentos Três Barreiras e Água Bonita, área de 85 mil hectares e que está em estudo por antropólogos da FUNAI, existem outros moradores sexagenários que ali vivem há mais de seis décadas, não tendo nem se quer boatos que a região tenha sido habitada por índios da referida etnia no Tocantins" - resalta Solange.


Audiência Pública


Solange Duailibe afirma que os referidos fatos, sem qualquer notificação aos proprietários e produtores rurais da região por parte da FUNAI, geram insegurança e prejuízos e que é necessário garantir o direito ao contraditório.

"Estamos aguardando respostas para realizar uma grande audiência pública, coordenada pela Assembleia Legislativa, para garantir a oitiva da parte contrária, representada por agricultores e proprietários de fazendas, chácaras e sítios situados na área" - conclui a parlamentar.



http://www.portalnabocadopovo.com.br/2014/04/23/deputada-solange-cobra-da-funai-sobre-reconhecimento-de-nova-nova-etnia-indigena-em-araguacu/
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Related Protected Areas:

  • TI Kanela
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.