Pronatec Campo destina mais de 300 vagas para indígenas do Maranhão

MDA- http://www.mda.gov.br - 02/05/2014
Comunidades indígenas do estado do Maranhão receberão cursos do Pronatec Campo no segundo semestre de 2014. No primeiro momento, a ação visa beneficiar os povos indígenas: Gavião, Cricati, Canela - Apaniekra e Ramkokamekra -, Guajajaras e Krenyê. Os cursos terão como referência a metodologia de alternância e a realidade socioambiental e econômica das comunidades. Serão mais de 300 vagas.

A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em parceria com a Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (Coapima) e a Associação dos Povos Timbira do Maranhão e Tocantins.


O IFMA disponibilizará os campi para a execução do programa.


"Essa parceria no Maranhão é pioneira. A gente espera multiplicar essa experiência com a Funai para todo território nacional e também na perspectiva de inclusão dos demais povos e comunidades tradicionais", assinala o secretário Nacional de Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini.

O pró-reitor de Extensão e Relações Institucionais do IFMA, Marco Antônio Goiabeira Torreão explica que a ideia é atender as necessidades das comunidades indígenas, visando desenvolver profissionalmente as suas especificidades por meio de capacitações que possibilitem a inserção no mundo do trabalho ou que tornem a comunidade autossustentável. "Haverá reunião com as lideranças indígenas para definir os cursos de interesse da comunidade", complementa.

O coordenador regional da Funai no Maranhão, Júlio Pinho, destaca que a demanda dos indígenas é para capacitação profissionalizante na expectativa de geração de renda. "O esforço da parceria entre Funai, MDA, IFMA e movimentos indígenas é para que as comunidades tenham acesso a essas políticas públicas", completa.


Pactuação


Na última quarta-feira (30), aconteceu a reunião estadual sobre a execução do Pronatec Campo no Maranhão, onde se discutiu a reestruturação do Comitê Estadual e as perspectivas dos cursos no estado. No dia 27 de maio, o Comitê se reunirá para a pactuação do Programa do 2o semestre de 2014.



http://www.mda.gov.br/portalmda/noticias/pronatec-campo-destina-mais-de-300-vagas-para-ind%C3%ADgenas-do-maranh%C3%A3o#sthash.qg7GtJxl.dpuf
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Krenyê
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.