Índios receberão indenização por ação no Araguaia

FSP, Poder, p. A9 - 23/09/2014
Índios receberão indenização por ação no Araguaia

DE SÃO PAULO

A Comissão da Anistia do governo federal anistiou e indenizará indígenas da etnia suruí que sofreram violências do Exército no combate à guerrilha do Araguaia, nos anos 70, durante a ditadura militar (1964-85).
A decisão foi tomada pela comissão na sexta (19), em audiência no Ministério da Justiça. Além de um pedido formal de desculpas do Estado brasileiro, os 14 índios suruís terão direito, cada um, a uma indenização de 120 salários mínimos.
Um dos episódios mais sangrentos da ditadura, a guerrilha do Araguaia ocorreu entre os Estados do Pará, Tocantins e Goiás na primeira metade dos anos 70.
O Exército combateu guerrilheiros do PC do B entre 1972 e 74, período em que os índios foram forçados a servir aos militares. Cerca de 70 pessoas foram sumariamente executadas na região.
Conforme o relato dos índios à comissão, os militares os forçaram a trabalhar durante os combates como guias na mata, submetendo-os a maus-tratos e privação de água e comida.
Segundo os suruís, o Exército também os obrigava a carregar corpos de guerrilheiros mortos ou segurá-los para serem decapitados.

FSP, 23/09/2014, Poder, p. A9

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/187102-indios-receberao-indenizacao-por-acao-no-araguaia.shtml
PIB:Sudeste do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Sororó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.