Suspensa licença de usina em terra indígena de MS

OESP, Economia, p. B3 - 12/10/2014
Suspensa licença de usina em terra indígena de MS
Para MPF, estudos não levaram em conta os impactos em sítios arqueológicos e terras indígenas da área afetada

JOSÉ MARIA TOMAZELA - O Estado de S.Paulo

A Justiça Federal determinou a suspensão do licenciamento ambiental de três Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) que seriam construídas no Rio Amambai, em Mato Grosso do Sul, fronteira com o Paraguai. De acordo com o Ministério Público Federal, os estudos não levaram em conta os impactos em sítios arqueológicos e terras indígenas existentes na área a ser afetada.
Conforme a decisão divulgada na sexta-feira, os processos só poderão ser retomados após manifestação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A construção das barragens para geração de energia está projetada para Foz do Saiju (20 megawatts), Barra do Jaguari (29,7 MW) e a região de Bela Vista, todas no Rio Amambai, tributário da Bacia do Rio Paraná.
Os dois primeiros projetos, da empresa Sigma Energia, vão custar R$ 200 milhões. O terceiro ainda está em estudo. O MPF detectou falhas no processo de licenciamento, como a falta de estudos sobre as intervenções em sítios arqueológicos. Não foram previstas também medidas compensatórias para os impactos nas terras indígenas Amambai, Guaimbé, Jarara, Jaguari e Rancho Grande. A Sigma Energia não tinha sido notificada até a tarde de sexta-feira.

OESP, 12/10/2014, Economia, p. B3

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,suspensa-licenca-de-usina-em-terra-indigena-de-ms-imp-,1575574
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Amambai
  • TI Guaimbé
  • TI Jaguari
  • TI Jarara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.