Campanha mobiliza indígenas de Roraima contra o consumo de álcool

Radioagência Nacional/EBC - http://www.radioagencianacional.ebc.com.br - 15/01/2015
Os problemas causados pelo consumo de bebida alcoólica nas comunidades indígenas em Roraima são preocupantes e chamam a atenção dos órgãos públicos.

Nesta sexta-feira, o Ministério Público Federal no estado realiza ação de conscientização na comunidade indígena Três Corações, localizada no município de Amajarí.

A mobilização será no centro e começa a partir de uma e meia e se estende até às seis da tarde. Na mobilização estão previstas palestras e aconselhamento psicológico.

O procurador da República Gustavo Alcântara relata que a ação do Ministério Público se deve as reclamações recorrentes dos indígenas sobre a entrada do álcool nas comunidades.

SONORA

O procurador ressalta ainda que não existe crime se o índio for ao mercado e comprar a bebida alcoólica. Mas se for constatado que o comerciante desrespeita a vontade dos indígenas e realiza a venda do produto, pode ser constatada, desta forma, a ilegalidade.

A situação pode se agravar se o estabelecimento estiver fixado de forma ilegal dentro de terras indígenas. A punição é o fechamento do local.

Apesar de os moradores já serem atendidos pelo Sistema Público de Saúde no enfrentamento da doença, novas ações permanentes serão sugeridas a partir do diagnóstico da situação após a mobilização.

O objetivo dos órgãos envolvidos é estender ações similares a esta para todo o estado. A ideia é estabelecer um calendário anual para trabalhar o tema junto aos povos indígenas.

A Funai e o Dsei-Leste, o Distrito Sanitário Especial Indígena também vão participar da mobilização na comunidade indígena Três corações. A reportagem não conseguiu contato com a Fundação e com o Dsei.

Dados do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostram que a população indígena do País é de mais de 817 mil indivíduos. Destes, quase 56 mil residem em Roraima. Proporcionalmente, o estado é o que possui o maior número de índios do país.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2015-01/campanha-mobiliza-indigenas-de-roraima-contra-o-consumo-de-alcool
PIB:Roraima/Lavrado

Related Protected Areas:

  • TI Araçá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.