Governo construirá mais duas escolas em aldeias indígenas

Governo do Estado de Rondônia - http://www.rondonia.ro.gov.br - 20/01/2015
O Governo Estadual reiterou hoje (20) o primeiro concurso público para professores indígenas da região Norte, dentro da sequência do Projeto Açaí, que habilita indígenas para serem professores em suas aldeias.

O coordenador de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Estado da Educação, Flávio Luís, afirmou que o órgão construirá uma em Espigão do Oeste, na aldeia Cinta-Larga, e outra na aldeia Kaxarari, no distrito de Extrema.

Índios Kaxaxari tiveram suas terras exploradas por comerciantes de pedras de Rio Branco (AC). Ação criminal corre até hoje na Justiça Federal. Desde os anos 1980, os Kaxarari também ficaram conhecidos por casamentos interraciais e pela extração do látex de seringueiras, cujo comércio abrangia a faixa limítrofe entre os estados de Rondônia, Acre e Amazonas.

A empresa Bart Construção é responsável pelas duas obras na Terra Cinta-Larga. Duas pontes em precário estado de conservação, no interior da reserva Cinta-Larga, devem retardar o início das obras, pois a estrutura das pontes não suportariam o peso de um caminhão carregado com material de construção.

Enquanto as pontes não são reformadas, a empresa está preocupada com o acesso para a aldeia Kaxarari, desde a rodovia BR-364 (sentido Acre), pois o inverno está formando atoleiros em vários trechos e, consequentemente, prejudicando o início das obras em razão dos veículos não poderem transitar.

http://www.rondonia.ro.gov.br/2015/01/37438/

PIB:Rondônia

Related Protected Areas:

  • TI Kaxarari
  • TI Roosevelt
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.