Pela primeira vez na história, SENAI oferece um curso dentro de uma terra indígena

Expresso MT (Lucas do Rio Verde - MT) - http://www.expressomt.com.br - 19/02/2015
"Quero aprender informática para contribuir na comercialização da Castanha do Pará e assim ajudar a minha e as próximas gerações da nossa comunidade", afirmou a estudante Tatieli Francisca Kawit. Ela faz parte de um grupo de 30 jovens das aldeias Apiaká, Kayabi e Munduruku que estão realizando o curso de Operador de Computador, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI - MT, dentro da Terra indígena Apiaká/Kaiabi, no Município de Juara. O curso começou em fevereiro e é o primeiro desse tipo em uma terra indígena.

O Senai-Juína, responsável pelos cursos na região, montou um laboratório dentro da aldeia, permitindo assim, que os jovens pudessem estudar sem percorrer grandes distâncias. O kit didático é composto de 20 notebooks e 10 computadores. Para a jovem Tatieli, o curso trará mais confiança e motivação. "O curso de informática contribuirá para que eu possa realizar um curso técnico em informática e futuramente uma faculdade. Quero trabalhar na assistência dentro da nossa comunidade".

Para a gerente do Senai-Juína, Dayanni Santos, a educação é direto de todos e vale qualquer sacrifício. "Apesar da comunidade ser de difícil acesso, precisávamos garantir esse direito, promover a inclusão social e levar formação para todos". Para isso, o Senai-MT firmou parceria com o Projeto Cultivação, executado pela Associação das Mulheres Cantinho da Amazônia (AMCA) e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e o Projeto Sentinelas da Floresta patrocinado pelo Fundo Amazônia.

"Acreditamos que o projeto de inclusão digital para a comunidade indígena é uma ação sustentável e capaz de dar a estas pessoas o acesso a novas oportunidades e conhecimento. O curso vai colaborar para o desenvolvimento da comunidade, levar motivação e incentivá-los para inserção de grupos no mercado de trabalho".

http://www.expressomt.com.br/matogrosso/pela-primeira-vez-na-historia-senai-oferece-um-curso-dentro-de-uma-ter-124419.html
PIB:Oeste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Apiaká-Kayabi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.