Em fórum, índios Waiãpi apresentam principais problemas de aldeias no AP

G1 - www.g1.globo.com - 18/04/2015
Cerca de 70 índios da etnia Waiãpi entregaram ao governador do estado, Waldez Góes, uma pauta com as principais reivindicações das 81 aldeias que compõem a etnia no Amapá. Problemas ligados à educação, saúde e infraestrutura estão entre as reclamações dos indíos. O documento foi entregue durante o 1o Fórum Indígena do Amapá, que iniciou neste sábado (18) e segue até o dia 25 de abril em Macapá e em Oiapoque, distante 590 quilômetros da capital.

De acordo com o membro da liderança do Movimento União Waiãpi, o índio Jawaruwa Waiãpi, de 29 anos, a maioria das propostas são relacionadas à educação.

"Queremos a melhoria da educação diferenciada da comunidade indígena. Temos três escolas que precisam de reforma e também queremos o reconhecimento de outros polos de ensino modular para que os índios possam ter acesso aos estudos", comentou o índio.

Os índios solicitaram que o curso de formação de 60 professores indígenas fosse retomado. A formação, administrada pela Secretaria Estadual de Educação (Seed), foi suspensa em 2014. De acordo com o Núcleo de Educação Indígena, a Seed e os índios vão se reunir em maio para definir quando o curso vai voltar.

Além disso, os índios também pediram melhorias para as estradas que ligam às aldeias o que dificulta o acesso de serviços como a saúde.
"Estamos mostrando nossas reivindicações para que sejam aplicados os recursos que sabemos que tem o mais urgente possível", disse Jawaruwa.


Contratações


O fórum foi marcado pela contratação de mais de 150 profissionais da educação, entre professores e pedagogos, que irão atender às aldeias do Tumucumaque, Waiãpi e do Vale do Uaçá, em Oiapoque. O processo aconteceu por indicação de nomes e seleção dos contratados. A maioria dos profissionais são indígenas que vão atuar nas aldeias de origem.

Sileno Apalaí Waiana, de 26 anos, é um dos contratados para trabalhar como professor na aldeia Jorokumã. Segundo ele, as comunidades indígenas precisam dos educadores, o que inspira muitos nativos a quererem ser professores.

"Acho que eu contribuo muito com a minha comunidade. E tem muitos que querem também se tornar professores como eu. Me sinto realizado ajudando eles, por isso quero continuar lecionando para o meu povos", contou Sileno Apalaí, que já foi professor da aldeia em 2014.

O encontro propõe aos líderes das aldeias e aos representantes do poder público discussões sobre setores que apresentam carências de oferta aos povos indígenas, além de programações culturais e sociais.

No sábado (18) e no domingo (19), dia do índio, a programação acontece no Museu Sacaca, em Macapá. Nos dias 24 e 25 de abril, o fórum acontecerá na aldeia Kumarumã, no município de Oiapoque.

http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2015/04/em-forum-indios-waiapi-apresentam-principais-problemas-de-aldeias-no-ap.html
PIB:Amapá/Norte do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Tumucumaque
  • TI Uaçá I e II
  • TI Waiãpi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.