Índios participam de encontro sobre Políticas Indígenas em Ji-Paraná, RO

G1 - www.g1.globo.com - 07/07/2015
Dezenas de indígenas participaram, durante três dias, de um encontro para debater sobre a política do grupo em Ji-Paraná (RO), município distante 370 quilômetros de Porto Velho. A 1ª Conferência Regional de Políticas Indígenas foi realizada na aldeia Ikolen. Durante o encontro, os índios puderam avaliar o que já está previsto pela Constituição Federal e também fazer novas propostas para melhoria dos direitos do povo.

A conferência é feita em Rondônia em cinco etapas, sendo que estas acontecem em aldeias de Cacoal, Alvorada do Oeste, Ji-Paraná , Espigão D'Oeste e Guajará-Mirim. Neste ano mais de 54 etnias foram convidados para apresentar as propostas de melhorias.

Nas etapas locais, a participação de todos os povos indígenas é direta nas discussões e nelas são escolhidos os representantes para a fase regional. Já na fase estadual, uma nova eleição acontece e elege os novos representantes para a fase nacional do evento.

Em Ji-Paraná, o coordenador estadual da Conferência Nacional de Políticas Indigenistas, Vicente Batista, afirma que esta é uma conquista do movimento indígena nacional junto ao Governo Federal. "É o momento dos povos indígenas. Por isto as conferências foram realizadas nas aldeias", explica.

Para comemorar o debate e as propostas apresentadas, os índios realizaram danças e também um ritual que não era feito desde 2007. A indígena Matilde Gavião acredita que o encontro foi uma grande vitória para o povo. "É um momento oportuno para nós, para opinar e acompanhar os novos processos. Com isso poderemos discutir juntos sobre a importância da valorização da cultura das terras", afirma.

O procurador federal, Casio Cunha de Almeida, assessorou toda a discussão. Para ele, esta é uma maneira de amenizar a grande dificuldade que os indígenas têm de concretizar o direito à consulta. "É um direito garantido, por força de um tratado internacional, que aos povos indígenas a consulta de todas as ações que impactem a vida, a maneira de ser e a cultura deles", aponta.

http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2015/07/indios-participam-de-encontro-sobre-politicas-indigenas-em-ji-parana-ro.html

PIB:Rondônia

Related Protected Areas:

  • TI Igarapé Lourdes
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.