PF indicia 26 índios por morte de agricultores em Faxinalzinho, no RS

G1 - www.g1.globo.com - 07/07/2015
Inquérito será remetido ao Ministério Público Federal (MPF) nesta terça. Dois irmãos foram mortos em abril do ano passado, ao tentar furar bloqueio.


A Polícia Federal (PF) concluiu nesta terça-feira (7) o inquérito sobre a morte de dois agricultores em abril do ano passado, em Faxinalzinho, no Norte do Rio Grande do Sul. No total, 26 índios foram indiciados por duplo homicídio qualificado. Um outro indígena também seria citado, mas morreu vítima de uma doença durante as investigações.

Segundo o delegado Mário Vieira, o documento será remetido ao Ministério Público Federal (MPF) ainda nesta tarde. A partir de então, o MPF vai decidir se denunciará os indiciados. Foram 14 meses de investigações. Todo o grupo ainda permanece solto.

No dia 28 de abril, os irmãos Anderson e Alcemar de Souza foram mortos próximo à estrada que liga Erval Grande a Faxinalzinho. Segundo a Brigada Militar, as vítimas tentaram furar um bloqueio imposto por indígenas em estradas da região para reivindicar a demarcação de terras.

Os irmãos queriam abrir passagem em meio aos indígenas para caminhões carregados com ração. Houve discussão e os produtores fugiram para um milharal, onde foram mortos a golpes de facões, pauladas e tiros de espingarda.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/07/pf-indicia-26-indios-por-morte-de-agricultores-em-faxinalzinho-no-rs.html
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Votouro-Kandóia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.