Iniciadas oficinas de capacitação sobre segurança alimentar para jovens indígenas

Portal Brasil - www.brasil.gov.br - 11/09/2012
Os indígenas da etnia Kokama, localizada no município de São Paulo de Olivença, no Amazonas, contarão com oficinas de comunicação que tem o objetivo de fortalecer a participação dos jovens na promoção dos direitos dos povos indígenas e segurança alimentar e nutricional. Os encontros começaram nesta terça-feira (11) e seguem até o dia 13 de novembro.

Os Kokamas se unem a outros 28 jovens Ticunas das comunidades de Umariaçu, em Tabatinga, e Filadélfia, em Benjamin Constant - ambas também do Amazonas - para conhecer as ferramentas de comunicação, com o propósito de registrar fatos locais relacionados ao direito humano à alimentação adequada e à Convenção no 169 sobre Povos Indígenas e Tribais da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Os grupos irão realizar entrevistas e fotografar profissionais, lideranças, mulheres, crianças e jovens de suas próprias comunidades, além de parceiros que também são fonte de informação.

Após o final das oficinas, os jovens das etnias Ticuna e Kokama que foram capacitados atuarão como multiplicadores, compartilhando o que aprenderam com outros estudantes da rede municipal de educação indígena.



Programa Conjunto de Segurança Alimentar e Nutricional de Mulheres e Crianças Indígenas

A iniciativa faz parte do Programa Conjunto de Segurança Alimentar e Nutricional de Mulheres e Crianças Indígenas no Alto Rio Solimões, no Amazonas, e em Dourados, no Mato Grosso do Sul - que visa contribuir para a garantia dos direitos à saúde e à alimentação saudável para a população indígena das duas regiões prioritárias.

O programa é realizado desde 2010, por cinco organismos das Nações Unidas - Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (Pnud), Organizaçao Pan Americana da Saúde/ Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), OIT e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) - em parceria com o governo brasileiro, representado pela Fundação Nacional do Índio (Funai); Ministério da Saúde (MS); Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

A iniciativa conta com o financiamento do Fundo das Nações Unidas para o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e parcerias com instituições públicas locais, universidades, entidades da sociedade civil, lideranças e organizações indígenas envolvidas na implementação das ações.

"Acreditamos no potencial dos jovens indígenas como disseminadores de direitos humanos e agentes de transformação em suas comunidades, a partir da criação e divulgação de produtos de comunicação que relatem informações de interesse dos povos indígenas relacionados à saúde e à segurança alimentar e nutricional", ressalta a coordenadora do programa, Cristina Albuquerque.

http://www.brasil.gov.br/saude/2012/09/iniciadas-oficinas-capacitacao-sobre-seguranca-alimentar-para-jovens-indigenas
PIB:Solimões

Related Protected Areas:

  • TI Évare I
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.