Prevfogo alerta para risco de incêndio em parque da Amazônia

Radioagência Nacional - http://radioagencianacional.ebc.com.bhttp://radioagencianacional.ebc.com.br - 19/08/2015
O Parque Nacional dos Campos Amazônicos e da Terra Indígena Tenharim-Marmelos, entre os estados de Rondônia e Amazonas, apresenta alto risco de incêndio por causa da seca e do acúmulo de combustíveis florestais.

A informação é do Prevfogo, Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, do Ibama. O órgão monitora a região para evitar novas queimadas.

Na última semana, um incêndio de grandes proporções atingiu aproximadamente seis mil hectares do parque.

Foram necessários cerca de 40 brigadistas para controlar o fogo. A operação para conter a queimada durou cinco dias e terminou na segunda-feira.

Segundo informações do Ibama, 2015 será um ano difícil por causa dos indícios de intensificação do fenômeno El Niño no Oceano Pacífico.

O El Niño altera os padrões de chuva e intensifica a seca em algumas regiões brasileiras.

Desde o início do ano, o Brasil registrou mais de 36 mil focos de calor captados via satélite. Um aumento de 4% em relação ao mesmo período do ano passado.



http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2015-08/prevfogo-alerta-para-risco-de-incendio-em-parque-da-amazonia
Florestas:Queimadas

Related Protected Areas:

  • TI Tenharim/Marmelos
  • UC Campos Amazônicos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.