Incêndio florestal na Amazônia é controlado pelo Prevfogo

IBAMA - http://www.ibama.gov.br/ - 18/08/2015
A queimada que atingiu 6.517 hectares do Parque Nacional dos Campos Amazônicos e 7.783 hectares da Terra Indígena Tenharim-Marmelos, nos municípios de Machadinho d'Oeste (RO), Humaitá (AM) e Manicoré (AM), foi controlada nesta segunda-feira (17) pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Ibama.

A ação durou cinco dias. Foram mobilizados 40 brigadistas e um helicóptero para apagar o incêndio, na maior operação da temporada. A queimada atingiu 0,67% da unidade de conservação e 1,56% da Terra Indígena. "A área permanece sob observação, pois há alto índice de risco devido à secura e ao acúmulo de combustíveis florestais", disse o chefe do Prevfogo, Rodrigo Falleiro.

Preparativos

As atividades do Centro Integrado de Cooperação Operacional (Ciman) começaram na última terça-feira (11). "A expectativa é que será um ano difícil por causa dos indícios de intensificação do fenômeno El Niño no Oceano Pacífico", disse o chefe do Prevfogo. O El Niño altera os padrões de chuva e intensifica a seca em algumas regiões do Brasil. Desde o início do ano já foram registrados 36.821 focos de calor, um aumento de 4% em relação ao mesmo período do ano passado.

O Ciman reúne instituições que atuam no combate a incêndios florestais em nível federal para monitorar a situação durante o período crítico, compartilhar informações, definir prioridades, coordenar grandes operações e avaliar os resultados. Participam do Ciman: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Informação (Abin), Exército, Força Nacional de Segurança e Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e de Goiás.



http://www.ibama.gov.br/publicadas/incendio-florestal-na-amazonia-e-controlado-pelo-prevfogo
Florestas:Queimadas

Related Protected Areas:

  • TI Tenharim/Marmelos
  • UC Campos Amazônicos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.