MPF em Chapecó recomenda que Incra conclua avaliação de imóveis na terra indígena Toldo Imbú

Ministério Público Federal em Santa Catarina - MPF/SC - www.prsc.mpf.mp.br - 17/09/2015
Prazo para término do levantamento é de 30 dias


A Procuradoria da República em Chapecó expediu recomendação ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para que adote as medidas necessárias para concluir, no prazo de 30 dias, a avaliação dos imóveis abrangidos pela demarcação da terra indígena Toldo Imbú, localizada no município de Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina.

Em reunião promovida pelo Ministério da Justiça, em 10 de junho de 2014, ficou definido que o Incra iria executar o trabalho de avaliação das terras abrangidas pela demarcação, na tentativa de se buscar uma solução consensual para o caso, que já se arrasta há décadas no Judiciário, causando revolta da comunidade indígena, impedida de ocupar sua terra tradicional.

A ordem para a realização dos serviços foi assinada pela Superintendência Regional do INCRA/SC em abril de 2014, que informou, em maio de 2015, que os trabalhos de campo já tinham sido realizados pelas equipes técnicas, restando a finalização dos trâmites de escritório, apotando a previsão de conclusão para julho de 2015, o que não ocorreu.

O Ministério Público Federal pede, ainda, que sejam encaminhados ao órgão cópia do Laudo de Vistoria e Avaliação elaborado após o fim dos trabalhos.

O MPF acompanha o caso por meio do inquérito civil no 1.33.002.000218/2014/51, em trâmite na Procuradoria da República em Chapecó.

http://www2.prsc.mpf.mp.br/conteudo/servicos/noticias-ascom/ultimas-noticias/mpf-em-chapeco-recomenda-que-incra-conclua-avaliacao-de-imoveis-na-terra-indigena-toldo-imbu
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Toldo Imbu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.