Professores e alunos do Oeste catarinense estudam realidade dos povos indígenas

Ministério Público Federal em Santa Catarina - MPF/SC - www.prsc.mpf.mp.br - 08/07/2015
Com a presença de 250 professores do 4o, 5o e 6o anos das redes públicas municipal e estadual de ensino, a Procuradoria da República em Chapecó, em parceria com a Gerência Regional de Educação e a Unochapecó - Universidade Comunitária da Região de Chapecó, realizou nesta semana curso de capacitação e a distribuição do livro "Joaquim Toco e amigos na Terra do Gãr". No total são cerca de 12 mil exemplares distribuídos às gerências regionais e secretarias municipais de educação do Oeste catarinense.

O objetivo da iniciativa é promover o estudo de temas relacionados à cultura, usos e costumes dos povos indígenas na região Oeste catarinense, com contextualização sociocultural da realidade indígena Kaingang, e combater o preconceito a essas comunidades tradicionais.

Durante o curso de capacitação, realizado na segunda-feira (06/07), os professores foram orientados a como utilizar o livro em sala de aula como apoio ao estudo da cultura e história dos povos indígenas. Pensando nos desafios diários encontrados pelo professor, o material foi elaborado por uma qualificada equipe de professores, de diferentes áreas do conhecimento, indígenas e não indígenas. Junto com a obra é fornecido material didático pedagógico de suporte, de fácil aplicabilidade, com encarte de atividades.

Na tarde de ontem (07/07), exemplares do livro "Joaquim Toco e amigos na Terra do Gãr" foram entregues em duas escolas de Chapecó: Escola Indígena de Ensino Fundamental Fen'Nó, na Terra Indígena Toldo Chimbangue, e Escola de Educação Básica Pedro Maciel (não indígena), no centro. O livro também será entregue em todas as demais escolas, indígenas e não indígenas, da rede pública dos municípios da região Oeste em que estão localizadas terras indígenas.

Todas as publicações foram inteiramente custeadas pelo Ministério Público Federal e serão entregues de forma gratuita às escolas contempladas pelo projeto. Os eventos desta semana são uma continuidade do seminário "Desafios Atuais do Povo Kaingang no Oeste Catarinense", promovido pela Procuradoria da República em Chapecó e pela Unochapecó, em abril deste ano.

http://www2.prsc.mpf.mp.br/conteudo/servicos/noticias-ascom/ultimas-noticias/professores-e-alunos-do-oeste-catarinense-estudam-realidade-dos-povos-indigenas
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Toldo Chimbangue
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.