Indígenas detêm funcionários da empresa responsável por Belo Monte, no Pará

Portal Amazônia- http://portalamazonia.com - 14/03/2016
Dois fiscais de obra, um agente de Segurança do Trabalho e um barqueiro, funcionários da Norte Energia responsáveis pelo monitoramento de obras de infraestrutura para as etnias da região, foram detidos por indígenas da aldeia Curuatxé na última quinta-feira (10). A aldeia fica na Terra Indígena Curuaia, a mais de 400 quilômetros das obras da usina de Belo Monte, no Rio Curuá, no Pará.

Em nota, a empresa Energia Norte disse que "a aldeia, a qual pertence os indígenas envolvidos no caso, é atendida pelos projetos da Norte Energia voltados exclusivamente aos povos tradicionais do Médio Xingu, na região do empreendimento". A Empresa já comunicou a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Polícia Federal sobre o caso e espera providências.

A Funai respondeu afirmando que os indígenas deteram os funcionários em protesto por duas causas: a falta d'água na aldeia por um problema no poço artesiano feito pela concessionária e solicitação da reconstrução de casas, segundo eles, prometidas pela empresa Norte Energia. De acordo com os indígenas, a empresa estaria apenas reformando as casas na tribo.

A Funai diz não apoiar a retenção de funcionários da Norte Energia nem de qualquer pessoa. Segundo a Norte Energia, os projetos foram acordados entre os indígenas e a Fundação Nacional do Índio, cabendo à empresa cumprir o acerto. De acordo com a Polícia Federal em Altamira, o crime não é de sua responsabilidade. Por ser um crime comum, mesmo que praticado por um indígena, de acordo com a lei, o órgão responsável seria a polícia civil na região.

Os funcionários da Norte Energia estavam fazendo o monitoramento de obras de infraestrutura requisitadas pelas próprias etnias. São mais de 28 projetos que se estendem por mais de 700 obras. O PBA reúne projetos voltados para atender cerca de 34 aldeias de povos tradicionais do Médio Xingu, com construção de casas, casas de farinha, escolas e unidades de saúde, dentre outros projetos.



http://portalamazonia.com/noticias-detalhe/editorias/indigenas-detem-funcionarios-da-empresa-responsavel-por-belo-monte/?cHash=cabb287027eed2222bfa404d12537592
PIB:Sudeste do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Kuruáya
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.