Primeira mulher indígena a ingressar nas Forças Armadas do Brasil recebe homenagem

Amazônia Brasil Rádio Web- http://chicoterra.com - 31/03/2016
"Parabéns, Silvia! Você orgulha os brasileiros indígenas, as mulheres brasileiras, o estado do Amapá. Parabéns por essa grande façanha que essa indígena brasileira faz, que enche de orgulho o meu estado do Amapá e todos aqueles que respeitam os povos originários, os povos primeiros dessa terra Brasil". No encerramento do Mês da Mulher, a deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) homenageou a 1o Tenente Silvia Nobre Waiãpi - a primeira mulher indígena a ser Oficial das Forças Armadas no Brasil - que desde o dia 21 de março assumiu a Chefia do Serviço de Medicina Física e Reabilitação - Fisioterapia do maior Hospital Militar da América Latina, o Hospital Central do Exército. É a primeira vez que uma indígena assume a Chefia de um serviço de saúde de um hospital de referência em saúde militar. O Hospital, sediado no Rio de Janeiro, tem 247 anos, é o mais antigo e maior Hospital Militar da América Latina, com 650 leitos.

A deputada socialista contou a história da militar indígena, nascida no estado do Amapá e reafirmou a luta pelos direitos dos cidadãos e cidadãs indígenas brasileiros. "Os povos originários precisam ter respeitadas sua cultura, seu modo de vida, suas terras tradicionais, ao mesmo tempo em que têm o direito de escolher acessar todos os espaços garantidos a qualquer outro cidadão brasileiro".


História


Natural do estado do Amapá, Silvia é da etnia Waiãpi. Nasceu no Parque Indígena do Tumucumaque, fronteira com a Guiana Francesa. Tornou-se mãe aos 13 anos, quando decidiu abandonar a aldeia e se mudar para o Rio de Janeiro. Passou fome, mendigou, vendeu livros de porta em porta, declamou poesias na rua. Estudou artes, ganhou prêmios por seus poemas. Apaixonou-se pelo esporte, deixou as artes e direcionou os estudos para a área da saúde e fisioterapia ligada ao esporte.

Em 2010, concorreu com 5 mil candidatos, foi aprovada com uma das melhores pontuações para Oficial da Marinha e para Oficial do Exército, força que escolheu para servir. Aos 35 anos, em 2011, tornou-se a primeira militar indígena a integrar as Forças Armadas no Brasil. Ingressou no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro. Desde então, serve no Hospital Central do Exército, instituição onde passa a chefiar o serviço de Medicina Física e Reabilitação.




http://chicoterra.com/2016/03/31/primeira-mulher-indigena-a-ingressar-nas-forcas-armadas-do-brasil-recebe-homenagem/
PIB:Amapá/Norte do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Tumucumaque
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.