Roteiro resgata história e natureza do litoral da Paraíba

FSP, Turismo, p. D10 - 07/04/2016
Roteiro resgata história e natureza do litoral da Paraíba

DE SÃO PAULO

As águas da Baía da Traição, no norte da Paraíba, serviram de refúgio para os holandeses que, em 1625, haviam sido expulsos de Salvador pelos portugueses. Eles partiram dali com a promessa de voltar ao país e levando consigo o índio potiguara Pedro Poti, que acabou se aliando a eles em batalhas.
Passaram-se quase 400 anos e hoje um roteiro turístico quer resgatar a história da Baía da Traição e de outros locais que foram palco de conflitos entre portugueses, holandeses e indígenas.
A Trilha dos Potiguaras é resultado de um trabalho de levantamento do governo da Paraíba que elencou pousadas, restaurantes, praias, pontos históricos e aldeias indígenas nos 66 km de litoral do norte paraibano.
"Os potiguaras são um dos únicos povos do mundo que se confrontaram com o invasor e permaneceram no mesmo lugar", afirma o secretário-executivo de Turismo da Paraíba, Ivan Burity.
"Nossa estratégia foi levantar essas 30 comunidades ao longo da costa e entrelaçá-las com atrativos turísticos e culturais, além de locais para se hospedar e comer."
Assim, rodovias foram restauradas e pavimentadas para conectar os diversos pontos da trilha.
A ideia do projeto é desenvolver a região, formada em grande parte por áreas de preservação ambiental e que abriga mais de 20 mil índios, por meio do ecoturismo.
Estão sendo realizados cursos de capacitação para formar guias e também ensinar membros de aldeias e comunidades locais a vender seus artesanatos na internet, por exemplo.
No site do projeto (trilhasdospotiguaras.com.br), o viajante encontra um mapa com detalhes sobre os pontos turísticos, informações sobre o território dos potiguaras e um pouco da história da região.
Para Burity, o levantamento pode ajudar turistas a visitar uma "comunidade que era difícil de conhecer."

FSP, 07/04/2016, Turismo, p. D10

http://www1.folha.uol.com.br/turismo/2016/04/1758070-roteiro-resgata-historia-e-natureza-do-litoral-da-paraiba.shtml
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Potiguara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.