Cacique Daniel, líder indígena cearense, é velado no Dia do Índio

EBC - http://agenciabrasil.ebc.com.br - 19/04/2016
No Dia do Índio, celebrado hoje (19), o povo Pitaguary, que vive no município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, velou sua principal liderança: o cacique Daniel, 65 anos, que morreu ontem (18) à noite em decorrência de complicações cardiorrespiratórias.

Considerado um dos líderes mais atuantes na defesa dos direitos dos indígenas do Ceará e do Nordeste, cacique Daniel teve papel fundamental no processo de demarcação das terras dos Pitaguary.

De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), as terras já possuem portaria declaratória expedida pelo Ministério da Justiça e estão em processo de homologação e regularização.

O prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça, decretou luto de três dias pela morte do cacique. A Coordenação Regional Nordeste II da Funai divulgou nota de pesar em que destaca que "a memória do cacique Daniel e seus mais de 30 anos de presença ativa no movimento indígena reforçam, na data simbólica do dia 19 de abril, a importância da luta pela demarcação das terras indígenas no país".

O povo Pitaguary é uma das 12 etnias presentes no Ceará. A Funai estima que existam cerca de 30 mil índios no estado.



http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-04/morre-cacique-daniel-lideranca-indigena-cearense
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Pitaguary
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.