Semana do Índio é celebrada em aldeias do Acre

Agência Acre - http://www.agencia.ac.gov.br - 20/04/2016
Responsáveis por grande parte da diversidade cultural do país, os índios celebram seu dia na terça-feira, 19. A data comemorativa foi criada em 1943, por meio do decreto lei número 5.540.

No Acre, as comemorações serão realizadas principalmente pelas tribos, dentro das próprias aldeias. Com danças, ritos e muita musicalidade, as comunidades vão reunir parentes e amigos para celebrar mais este ciclo.

Os katukinas, de Cruzeiro do Sul, realizam seus rituais sagrados no período de 17 a 20 de abril, na aldeia Sumaúma. Já os puyanawas da Aldeia Barão do Ipiranga, em Mâncio Lima, festejaram na terça-feira, 19.

As comemorações na Terra Indígena da Colônia 27, em Tarauacá, são sediadas na comunidade Pinuya, do povo kaxinawá, enquanto em Feijó as celebrações ficam por conta da Aldeia Paroá, localizada na TI Katukina Kaxinawá.

No Alto Rio Jordão, o Dia do Índio é festejado na Aldeia Nova Minas. "Vamos comemorar com muita festa e alegria, reunindo amigos e parentes nas comunidades indígenas para saudar mais este ano", ressalta o assessor Indígena do Acre, Zezinho Yube.



http://www.agencia.ac.gov.br/semana-do-indio-e-celebrada-em-aldeias-do-acre/
PIB:Acre

Related Protected Areas:

  • TI Campinas/Katukina
  • TI Katukina/Kaxinawa
  • TI Poyanawa
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.