Agentes da PF que participam de operação contra garimpo ilegal cumprem mandado em Rio Preto

Gazeta de Rio Preto- http://www.gazetarp.com.br - 07/07/2016
Policiais Federais que participam de uma operação para desarticular um esquema criminoso de garimpo e comercialização ilegal de ouro extraído no estado do Pará, estão em Rio Preto para cumprir mandado de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (dia 7).

De acordo com a PF, a 'Operação Muiraquitã' foi deflagrada após as investigações, que se iniciaram no final de 2015, confirmarem a exploração ilegal do ouro no interior da Terra Indígena Kayapó.

Em março deste ano, durante um sobrevoo da área, verificou-se que o coração da atividade garimpeira na região Sul do Pará, atualmente, é realizada no garimpo da Aldeia Turedjan, em Ourilândia do Norte.

Cerca de 40 pás-carregadeiras posicionadas em diversos pontos de garimpos, situados num raio de aproximadamente 10 quilômetros, o que demonstrava o ritmo da atividade extrativista ilegal na região.

Cerca de 70 policiais federais participam da operação que acontece nas cidades de Redenção/PA, Ourilândia do Norte/PA, Porto Nacional/TO e Rio Preto.

Serão cumpridos onze mandados de prisão preventiva, a 14 mandados de busca e apreensão e a três mandados de condução coercitiva, expedidos pela Justiça Federal de Redenção/PA.

Nome "Muiraquitãs" faz menção a objetos utilizados por povos indígenas como amuletos, símbolos de poder ou, ainda, como material para compra e troca de artefatos valiosos.



http://www.gazetarp.com.br/cidades/noticia/2016/07/agentes-da-pf-que-participam-de-operacao-contra-garimpo-ilegal-cumprem-mandado-em-rio-preto.html
PIB:Sudeste do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Kayapó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.