Rodovia é bloqueada após indígena ser retirado à força de ônibus no TO

G1- http://g1.globo.com - 01/08/2016
Um trecho da TO-010 entre Lajeado e Tocantinía, região central do estado, foi interditado por indígenas da etnia xerente. O bloqueio ocorre próximo à entrada da aldeia Funil e teria começado depois que um indígena foi retirado de um ônibus comercial pelo motorista no último sábado (30).

Segundo informações da Polícia Militar, a estrada ficou fechada durante todo o domingo (31) e foi liberada durante a noite. Porém, os indígenas voltaram a fazer o bloqueio na manhã desta segunda-feira (1o). Cerca de 50 pessoas estão no local.

A polícia confirmou que o principal motivo do protesto seria a confusão entre o motorista do ônibus e um dos indígenas. Além disso, quem for passar pelo região deve fazer um desvio por Miracema do Tocantins.

Um representante da aldeia contou que um dos índios foi empurrado para fora do veículo e caiu de cara no chão. "Temos vários exemplos de desrespeito com os índios aqui na região", reclamou Gustavo Kranaka Xerente.

Os indígenas exigem a presença do dono da empresa de ônibus. Procurada, a Fundação Nacional do Índio (Funai) disse que entrou em contato com o empresário, mas não teve resposta. O Ministério Público Federal disse que ainda não foi ao local porque não recebeu nenhuma denúncia.

O dono da empresa também foi procurado pela TV Anhanguera, mas não atendeu as ligações. Na sede da empresa, os funcionários disseram que não sabem onde está o empresário.



http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2016/08/rodovia-e-bloqueada-apos-indigena-ser-retirado-forca-de-onibus-no.html
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Related Protected Areas:

  • TI Funil
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.