Agricultores indígenas triplicam produção agrícola com apoio da Prefeitura de Boa Vista

Boa Vista Agora- http://www.boavistaagora.com.br - 01/08/2016
Das comunidades indígenas para a mesa do boa-vistense. Milho, tomate, abóbora, feijão, graviola, pimenta, melancia, entre outros cultivos que você compra nas feiras livres, boa parte tem origem em propriedades rurais de Boa vista. A Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas incentiva a agricultura familiar por meio da mecanização agrícola e escoamento da produção, uma forma de contribuir com os agricultores e garantir produtos com qualidade para a população.

Nesta segunda feira, 1o, técnicos da secretaria visitaram a Comunidade Serra da Moça, cerca de 50 quilômetros de Boa Vista, para ajudar no escoamento de algumas plantações típicas desta região.O indígena Wapichana, José Ramos, cultiva há seis anos milho em sua propriedade que possui 1 hectare. Ele disse que as máquinas disponíveis têm facilitado a vida de muitos que dependem exclusivamente da agricultura familiar.

"Estamos tirando por dia 60 sacas de espigas de milho para vender na cidade e, com apoio que estamos tendo todos os anos da prefeitura, triplicamos a nossa produção. Se não tivéssemos as máquinas faríamos tudo no manual com enxada ou tiraríamos do nosso bolso para pagar um trator particular e seria tudo muito difícil para a gente", explicou Ramos, que produz uma média de 10 mil quilos em seu cultivo.

Com o fim do inverno, o escoamento segue a todo vapor nas comunidades indígenas. A agricultora Maria Jacira produz tomate, pimenta, graviola e mandioca. Ela conta que está produzindo em sua propriedade cerca de oito toneladas de tomate. "Pra gente que vive na roça é muito bom esse apoio no início e finalzinho do inverno, porque antes eu pagava diesel para a produção do solo, e hoje eles me dão tudo de graça e bem mais prático para nós", disse Maria.

De acordo com Lucas Lima, superintendente de Assuntos Indígenas, o acompanhamento da produção agrícola é contínuo em comunidades indígenas e em projetos de assentamento como o PA Nova Amazônia (região já recebeu maquinário plantadeiras de grãos nas áreas coletivas). "Pra gente é um orgulho ajudar quem trabalha nestas áreas, porque além da mecanização agrícola, damos também uma assistência técnica rural, e tudo isso é gratificante ao vermos os resultados no desenvolvimento local e nas rendas dessas famílias", explicou Lucas.


Mecanização Agrícola


A Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas realizou a mecanização do solo em 12 comunidades indígenas localizadas em zonas rurais de Boa Vista. Com tratores e grades aradoras, uma equipe composta por agrônomos, técnicos e operadores de maquinário realizou o trabalho nessas propriedades. Ao todo, 208 hectares foram mecanizados, beneficiando diretamente 192 famílias.

Os serviços em solo indígena iniciaram em maio deste ano nas comunidades Serra da Moça, Serra do Truaru, Mocergo, Ilha, Truaru, Campo Alegre, Vista Nova, Mauixi, Lago Grande, Milho, Darôra e Vista Alegre. Já no PA Nova Amazônia, 44 famílias foram contempladas e 85 hectares foram mecanizados pela prefeitura de Boa Vista.


Incentivo às produções agrícolas


Para a realização da mecanização, a superintendência iniciou em fevereiro deste ano o levantamento por meio de formulários das pessoas interessadas. Após o diagnóstico preciso da demanda, a equipe da superintendência fez o mapeamento inteiro do município. O que possibilitou saber antecipadamente por onde enviar o maquinário, auxiliando na agilidade dos serviços.



http://www.boavistaagora.com.br/agricultores-indigenas-triplicam-producao-agricola-com-apoio-da-prefeitura-de-boa-vista/
PIB:Roraima/Lavrado

Related Protected Areas:

  • TI Serra da Moça
  • TI Truaru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.