Nova escola indígena é entregue em Chapecó

Governo de Santa Catarina- http://www.sc.gov.br - 04/08/2016
Foi entregue à comunidade da Aldeia Kondá, a nova Escola Indígena de Educação Fundamental Sãpe ty kó (chapéu de palha, na língua Kaingang). O ato aconteceu na manhã de quarta feira, 3, na aldeia, localizada na Linha Gramadinho, em Chapecó, com a presença do secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.

As aulas se iniciam já nesta quinta-feira, 4, com 180 alunos de primeira a quarta séries. O diferencial da escola é que 23 dos 25 professores são indígenas, o que possibilita que os alunos aprendam a língua dos seus antepassados, o Kaingang. Na escola, o artesanato indígena faz parte da rotina de todos e até e a decoração é especial.

O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, agradeceu o empenho de todos e pediu desculpas à comunidade indígena pela demora na conclusão da obra por causa dos percalços enfrentados durante a licitação. Ele destacou que, com a nova escola entregue, a comunidade poderá começar a escrever uma nova história.

Deschamps destacou que na região Oeste, o Governo do Estado, juntamente com as universidades e a Funai, faz um trabalho muito importante na formação de professores indígenas e na preservação da língua e cultura Kaingang.

A escola tem 15 salas, laboratórios, biblioteca e área de convivência coberta. Custou ao Governo do Estado R$ 820 mil e também teve recursos do Fundo Nacional da Educação (FNDE).


Escola padrão


O secretário Deschamps também visitou, em Chapecó, as obras de construção da nova escola padrão de Ensino Médio, com capacidade para 700 alunos no Bairro Lider; a ampliação da EEB Valesca Parizotto, no Bairro Jardim América, e a ampliação do Centro Profissionalizante do Governo do Estado (Cedup), no Centro de Chapecó.



http://www.sc.gov.br/mais-sobre-educacao/21944-nova-escola-indigena-e-entregue-em-chapeco
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Aldeia Kondá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.