Fogo consome reserva indígena há 15 dias; bombeiros buscam ajuda de fazendeiros da região

Olhar Direto- http://olhardireto.com.br - 05/08/2016
Brigadistas da reserva indígena Formoso, em Tangará da Serra (244 km de Cuiabá), buscam parcerias com os fazendeiros da região para controlar o fogo que consome a área de preservação há pelo menos 15 dias. A reserva abriga o povo da etnia Pareci está localizada a cerca de 80 km da cidade. Ainda não se sabe as causas do incêndio.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 13 profissionais da própria reserva atuam na ocorrência. Na manhã desta sexta-feira (5), outros 13 brigadistas de outra aldeia se juntarão a eles para auxiliar no combate às chamas. Os bombeiros estão trabalhando na coordenação dos brigadistas.

Os fazendeiros são procurados para contribuírem com maquinário para realização do aceiro, tendo em vista que a mata é fechada. O processo consiste no desbaste em volta de matas, coivaras e outros locais, provocando a descontinuidade de material vegetal combustível e, assim, evitando que o fogo se propague.



http://olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=fogo-consome-reserva-indigena-ha-15-dias-bombeiros-buscam-ajuda-de-fazendeiros-da-regiao&id=424682
PIB:Oeste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Rio Formoso
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.