Incêndio em aldeia indígena de MT já destruiu 4 mil hectares, diz bombeiros

MT Agora- http://www.mtagora.com.br - 07/08/2016
O fogo na Aldeia indígena Formoso, em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, já destruiu 4 mil hectares de reserva florestal na região, segundo o Corpo de Bombeiros. O incêndio teve início há alguns dias e chegou a deixar os índios da etnia Pareci, que vivem na aldeia, sem água. Ao todo, 12 bombeiros e 24 brigadistas indígenas tentam combater as chamas. Segundo os bombeiros, o incêndio já está parcialmente controlado.

A aldeia fica num local de difícil acesso e essa tem sido a maior dificuldade de trabalho, segundo os bombeiros. Além disso, o vento forte na região tem ajudado a propagar as chamas. De acordo com os bombeiros, um drone está sendo utilizado para monitoramento das áreas queimadas e uma aeronave ajuda a combater o fogo.

Durante o incêndio, os canos de abastecimento de água da aldeia foram derretidos pelo fogo. Cerca de 150 indígenas que vivem na aldeia estão sem água há cerca de quatro dias. "[O encanamento] foi instalado antes do fogo chegar por aqui. Esse sistema de abastecimento atende três aldeias", disse Geovane Kezomae Kenaece, líder indígena da aldeia.

A Aldeia Formoso tem ao todo 20 mil hectares. Por causa da velocidade do vento, em questão de minutos, o fogo destrói a área e os animais. "Conseguimos ver uma serpente, que conseguiu se salvar e o restante dos animais vão recuando para perto dos rios", disse um brigadista.



http://www.mtagora.com.br/estado/incendio-em-aldeia-indigena-de-mt-ja-destruiu-4-mil-hectares-diz-bombeiros/154181112
PIB:Oeste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Rio Formoso
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.