Projeto suspende portaria que delimitou terra indígena no Tocantins

Canal Rural- http://www.canalrural.com.br - 26/09/2016
Tramita na Câmara dos Deputados Projeto de Decreto Legislativo (PDC) do deputado Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO) que suspende a vigência de uma portaria do Ministério da Justiça que declarou a posse permanente da terra indígena Taego Ãwa para o grupo indígena Avá-Canoeiro do Araguaia (PDC 419/16).

A portaria foi assinada pelo então ministro da Justiça, Eugênio Aragão, em maio do ano passado. A terra indígena possui 28.510 hectares e está localizada no município de Formoso do Araguaia, no sul do estado do Tocantins. A expedição da portaria autoriza a demarcação da área indígena para posterior homologação.


Comprovação


O deputado Gaguim aponta uma série de problemas para a definição da terra indígena. Ele afirma que os levantamentos históricos-geográficos realizados pelo governo não comprovaram que a área delimitada é a de uso tradicional dos Avá-Canoeiro.

"Grande parte dessa área pertencia à fazenda Canuanã desde 1939, o que reforça a convicção de que a área não estava ocupada pelos índios em 1988, marco demarcatório temporal conforme já determinou o STF", disse.

Além disso, a área é disputada por outro grupo indígena (Javaé). Gaguim disse também que parte da área está ocupada atualmente por assentamentos de reforma agrária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Para ele, a delimitação da área com todas estas indefinições pode criar uma situação de insegurança jurídica.


Tramitação


Antes de ir ao Plenário, o projeto será analisado nas comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e Constituição e Justiça e de Cidadania.



http://www.canalrural.com.br/noticias/noticias/projeto-suspende-portaria-que-delimitou-terra-indigena-tocantins-64028
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Related Protected Areas:

  • TI Taego Ãwa
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.