Piloto é denunciado à Justiça por aplicar agrotóxico sobre aldeia indígena

Correio do Estado- http://www.correiodoestado.com.br - 07/10/2016
Piloto de avião agrícola foi denunciado à Justiça Federal pelo crime de aspersão de agrotóxicos sobre a aldeia indígena Guyra Kambi'y, em Dourados. Crime foi cometido no dia 6 de janeiro de 2015.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), perícia realizada comprovou que o piloto não respeitou lei que determina que pulverização de veneno deve ser feita a distância mínima de 500 metros de habitações e aplicação ocorreu a 12 metros da área habitada por índios guarani-kaiowá.

No dia do crime, indígenas gravaram vídeos no celular, onde é possível ver o avião dando voos rasantes, borrifando veneno em plantação de soja muito próximo das casas localizadas na estrada limite entre a fazenda e a área indígena.

Depois da aplicação do agrotóxico, crianças e adultos da aldeia apresentaram dores de cabeça e garganta, diarreia e febre.

Processo está na 2ª Vara Federal de Dourados e não consta identificação do piloto.


Legislação


Artigo 10 da Instrução Normativa no 02, de 3 de janeiro de 2008, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, não é permitida a aplicação aérea e agrotóxicos em áreas situadas a uma distância mínima de 500 metros de povoações.

Conduta criminosa é especificada pelo artigo 15 da Lei no 7802/89, que diz que "aquele que produzir, comercializar, transportar, aplicar, prestar serviço, dar destinação a resíduos e embalagens vazias de agrotóxicos, seus componentes e afins, em descumprimento a legislação pertinente, estará sujeito à pena de reclusão, de dois a quatro anos, além de multa.



http://www.correiodoestado.com.br/cidades/dourados/piloto-e-denunciado-a-justica-por-aplicar-agrotoxico-sobre-aldeia/288507/
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Laranjeira Ñanderu (Brilhantepeguá)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.