1ª Mostra de Cinema Xavante em Mato Grosso

Diário de Cuiabá- http://www.diariodecuiaba.com.br - 24/11/2016
A I Mostra de Cinema Xavante acontece em Barra do Garças, Mato Grosso, a partir da quarta-feira, 30 de novembro. A Mostra tem o objetivo de promover e divulgar a produção audiovisual feita pelo ou sobre o povo Xavante em quatro dias de reflexão, formação e debates.

Entre os sete filmes que serão exibidos está "Martírio", do cineasta Vincent Carelli, produzido dentro do programa Vídeo nas Aldeias e em exibição nos grandes centros do país. Na programação, haverá Mostra Escolar durante o dia e sessões de filmes indígenas seguidos de debate no período noturno. As sessões são gratuitas e ocorrerão às 19 horas nos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro no auditório do Sintep de Barra do Garças, localizado na Rua Goiás, 253, Centro.

"Martírio", longa metragem recém-lançado de Vincent Carelli,tem sido aclamado por dar voz e imagem à história e luta pela terra e sobrevivência do povo Guarani Kaiowá, em Mato Grosso do Sul. Tonico Benites, consultor Guarani Kaiowá do filme, será o debatedor da noite. "Apesar do filme não ser sobre o povo Xavante, ele traz questões centrais e atuais na discussão sobre os povos indígenas, sendo uma oportunidade única para exibir um filme tão importante na região do Araguaia-Xingu" pontuou Maíra Ribeiro, responsável técnica do projeto pela Funai.

Divino Tserewahú, coordenador indígena do projeto, explica porque discutir cinema indígena: "A Mostra de Cinema Xavante é uma iniciativa muito importante para o povo Xavante. Nela se pode entender como o cinema indígena trabalha com o registro e a memória de sua cultura e de sua história. Os jovens que participarão da oficina vão começar a sentir o que é registro, o que é a imagem, o que é cinema". Divino é o diretor do filme "Daritidzé - Aprendiz de curador", também em exibição na Mostra.

Além de Divino e de Tonico Benites participarão dos debates a cineasta Cristina Flória, o produtor cultural Alexandre Lemos, o professor da UFMT Gilson Costta e o técnico do Instituo Socioambiental Adryan Nascimento, realizadores e parceiros não indígenas da Mostra. Estão confirmadas, também, as presenças de lideranças Xavante, como o cacique Supto da Aldeia Pimentel Barbosa e o cacique José Maria da Aldeia São Marcos.

Ao longo da Mostra, acontecerá a oficina de produção audiovisual com 18 participantes de sete Terras Indígenas (TI) do povo Xavante. Os participantes indicados já têm contato com o processo de produção audiovisual, seja como responsável pelo registro dos rituais em sua aldeia, seja como parte da equipe de produção de filmes. A oficina será ministrada pelo cineasta Xavante Divino Tserewahú que também é coordenador indígena da Mostra e pelo cineasta xinguano Marica Kuikuro.

O evento surgiu a partir do projeto cultural "Cinema nas Aldeias Xavante: ver,­­ ouvir e debater" realizado em 2015 pela Funai. O projeto exibiu filmes indígenas em 12 aldeias nas Terras Indígenas Parabubure e Ubawawe, além da produção de uma caixa com filmes Xavante distribuída para as escolas indígenas xavante.

A Mostra de Cinema Xavante é uma iniciativa da Coordenação Regional Xavante da Fundação Nacional do Índio dentro do Programa de Apoio a Projetos Culturais do Museu do Índio, em parceria com o Núcleo de Produção Digital - NPD/UFMT Araguaia. A Mostra tem o apoio local do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso - Cefapro, Seduc/MT, do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, Pólo Barra do Garças - Sintep/MT, da Operação Amazônia Nativa - Opan, da Secretaria Municipal de Educação de Barra do Garças/MT e da Assessoria Pedagógica de Barra do Garças - Seduc/MT.


PROGRAMAÇÃO


Quarta, 30 de novembro de 2016

Tarde - Oficina de produção audiovisual com participantes indígenas. Local: NPD/UFMT

Noite - Abertura da Mostra de Cinema Xavante

Daritidzé - Aprendiz de curador (Divino Tserewahú, 2003, 35 min)

Xavante: Memória, Cultura e Resistência (Gilson Costa, 2016, 28 min

Dasiwa'ubureze - Nossa Cultura (Cristina Flória e Wagner Pinto, 2014, 50 min) Debate com realizadores

Local: Sintep


Quinta, 1 de dezembro de 2016

Manhã e tarde: Oficina de produção audiovisual com participantes indígenas. Local: NPD/UFMT

Sessões de curtas para estudantes do ensino médio. Local: Sintep

Noite: Exibição de filmes e debate com realizadores

Para onde foram as andorinhas? (Mari Correa, 2016, 22 min)

Uma Casa Uma Vida (Raiz das Imagens, 2013, 24 min)

Mário Juruna - O espírito da floresta (Armando Lacerda, 2009, 01h26min)

Local: Sintep


Sexta, 2 de dezembro de 2016

Manhã e tarde: Oficina de produção audiovisual com participantes indígenas. Local: NPD/UFMT

Sessões de curtas para estudantes do ensino médio. Local: Sintep

Noite: Exibição de filmes e debate com realizadores.

Martírio (Vincent Carelli, 2016, 2h40min). Local: SINTEP


Sábado, 3 de dezembro de 2016

Manhã: Troca de experiências e apresentação de projetos em andamento ou finalizados entre realizadores audiovisuais amadores ou profissionais Xavante e de outros povos e parceiros. Local: NPD/UFMT



http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=497669
PIB:Leste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI São Marcos (Xavante)
  • TI Pimentel Barbosa
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.