Embrapa pesquisa castanha-do-brasil em Roraima

Folha de Boa Vista- http://www.folhabv.com.br - 26/01/2017
Buscando gerar conhecimentos sobre as diferentes tipologias sociais de uso e sobre aspectos ecológicos e genéticos dos castanhais nativos da Amazônia Brasileira, a Embrapa iniciou, em 2016, o projeto de pesquisa EcogenCast - Ecologia e genética da castanheira (Bertholletia excelsa Bonpl.)' como subsídio à conservação e uso sustentável da espécie.

A castanheira-do-brasil é encontrada nos estados de Roraima, Rondônia, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão e Mato Grosso.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Roraima e coordenadora do projeto, Patrícia Costa, o EcogenCast pretende contribuir para a sustentabilidade ecológica dos sistemas de manejo extrativista da castanha-do-brasil e para o desenvolvimento de ações visando à conservação da espécie em longo prazo. "Entre outras questões, esperamos compreender como as populações extrativistas se relacionam com a castanha, em uma perspectiva que integra a ação humana, os diferentes elementos da natureza e os conhecimentos a eles associados", explica a pesquisadora.

As ações de sensibilização já foram iniciadas com os índios Wai-Wai da Terra Indígena Trombetas/Mapuera, localizadas no sul do estado de Roraima.

O primeiro encontro aconteceu durante a V Assembleia Geral Ordinária da Associação do Povo Indígena Wai Wai (APIW), em novembro de 2016, momento em que foi apresentado o Projeto e recebido o consentimento para sua execução a partir da aprovação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A etnia Wai Wai tem tradição no extrativismo da castanha-do-brasil, fazendo dela, hoje, a sua principal atividade econômica.


Conheça a castanha-do-brasil


É uma das espécies mais altas da Amazônia, atingindo entre 30 e 50 metros de altura. Desempenha papel importante na subsistência de milhares de famílias residentes na floresta, ou em áreas próximas, que realizam o extrativismo e comercialização. A castanha apresenta elevado valor nutricional, sendo utilizada diretamente na alimentação e como ingrediente na fabricação de alimentos processados.



http://www.folhabv.com.br/noticia/Embrapa-pesquisa-castanha-do-brasil-em-Roraima/24830
PIB:Roraima/Mata

Related Protected Areas:

  • TI Trombetas/Mapuera
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.